Agricultura apreendeu 606 toneladas de agrotóxico irregular

Publicado em 30/03/2010 10:36 519 exibições
BRASÍLIA - A fiscalização do Ministério da Agricultura apreendeu 606 toneladas de agrotóxicos com irregularidades em todo país, no ano passado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) por Luís Eduardo Pacifici Rangel, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Segundo ele, foram vistoriados 176 empresas produtoras e importadoras de produtos agrotóxicos. “Nosso objetivo era atingir a meta mínima de 95% de conformidade, mas, infelizmente, atingimos 92%, afirmou Rangel, atribuindo o resultado ao fato do ministério ter ampliado os itens inspecionados. “Isso é temporário e acreditamos que, em 2010, alcançaremos os 95% de conformidade”.

As principais irregularidades encontradas pelos fiscais foram na composição dos produtos e na falta de condição de rastreabilidade devido à informações insuficientes na embalagem. Rangel ainda esclareceu que o número de estabelecimentos fiscalizados é o maior desde que o ministério começou a inspecionar os fabricantes, há 20 anos.

“De nada adianta avaliarmos o produto ao registrá-lo se depois a indústria não respeitar os parâmetros na hora de produzir estes insumos. Nossa missão é garantir que estes produtos entrem no mercado com a especificação de mercado que eles tem. Com isso garantimos a segurança do meio ambiente e dos agricultores”, concluiu o coordenador.
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário