Sobre Dilma, o MST e o "rebolation" - por Mauro Santayana

Publicado em 22/04/2010 06:33 e atualizado em 22/04/2010 11:07
O CLIMA DE CAMPANHA realmente já começou.
E para o comportamento dos presidenciáveis haverá sempre a interpretação sobre aonde eles querem chegar, que intenções estão por trás desta ou daquela atitude. Num mesmo dia, a última terça-feira, a pré-candidata do governo, Dilma Rousseff, deu duas declarações curiosas. Dois sinais interessantes.

O primeiro: Dilma, em entrevista a uma rádio pernambucana, ao ser questionada se vestiria a camisa e o boné do MST, tal como já fez o presidente Lula, disse que não. "Acho que não é cabível vestir o boné do MST. Governo é governo, movimento é movimento.

Não concordo que alguém do governo assuma a bandeira do MST", afirmou.

O segundo: num jantar oferecido a ela pelo deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), com a participação de vários políticos aliados, Dilma, cuja fama é de sisudez, soltou-se nas brincadeiras, e chegou até a fazer um galanteio ao deputado Fábio Faria (PMN-RN), dizendo que a namorada dele "tem muito bom gosto". Faria vem a ser o namorado de Sabrina Sato, ex-modelo, ex-BBB e repórter aloprada do programa humorístico Pânico na TV. Atualmente, Sabrina está no encalço de Dilma e de José Serra para ver qual dos presidenciáveis executa primeiro os passos do rebolation, dança que se tornou o hit do Carnaval deste ano. Dilma aproveitou o encontro com o deputado e pediu a ele para avisar à namorada que aceitará dançar o rebolation depois da campanha.

Mas o que esses dois momentos de Dilma, o do boné do MST e o do rebolation, aparentemente sem nenhuma conexão, teriam em comum? A resposta é simples: Lula. Tanto em um, quanto em outro, é a sombra do presidente que está por trás do comportamento da ex-ministra. Nos dois episódios, Dilma mostra a dupla missão que enfrenta como candidata. Precisa se diferenciar e, ao mesmo tempo, se aproximar do estilo de Lula. Precisa provar que tem ideias próprias (não usaria o boné do MST como o padrinho). E precisa emular o estilo carismático, popular do presidente (quando age com descontração, ao lisonjear a beleza de um deputado e indicar que é capaz até de "pagar um mico" e dançar os passos da moda).

Para isso, para desmontar a pecha de séria, sisuda, Dilma conta com o convívio e o incentivo do próprio Lula.

Quando não de um empurrão "muy amigo" do presidente.

Numa incursão do Pânico na TVatrás da petista, durante encontro do PCdoB para apoiar a pré-candidata, Lula, ao avistar a equipe do programa, puxou Dilma pelo braço e levou-a até a beira do palco onde estavam, para ser "entrevistada" por Sabrina Sato, que foi direto ao ponto e pediu para a ex-ministra pagar a prenda.

Dilma recusou, mas de modo sorridente. O episódio pode parecer banal, mas mostra como Lula funciona, no dia a dia, como um professor de traquejos políticos, a ponto de jogar sua candidata numa saia-justa, para que ela aprenda a fazer campanha e cultivar uma imagem favorável.

Em contraste, José Serra, também procurado pelo programa, durante o lançamento de sua pré-candidatura, saiu em disparada, em passos apressados, esquivando-se da abordagem, fisionomia fechada, deixando para trás uma confusão entre seguranças e jornalistas.

Um presidenciável, obviamente, não é obrigado a ceder a todos os apelos para divulgar sua imagem na grande massa. Mas simpatia e cordialidade contam. Numa disputa tão acirrada como a que se espera, podem fazer diferença na decisão do eleitor.

O carisma, uma das três fontes de legitimação do poder segundo Weber, é importante trunfo para qualquer político, ainda que não seja tudo, dependendo das circunstâncias. Um exemplo é a campanha do ex-presidente Néstor Kirchner à Presidência da Argentina, em 2003. Com o país em crise e tendo um candidato conhecido pela carranca, pelo mau-humor, os marqueteiros de Kirchner inverteram a situação.

Admitiram que ele era, de fato, sério, sem sal, e nos spots na TV alternavam imagens dos adversários sorridentes e cenas de miséria, perguntando ao final: "Do que eles estão rindo?".

Fizeram do limão uma limonada. De um jeito ou de outro, campanha é sempre rebolation para os políticos.

Nos dois episódios, a sombra de Lula está por trás do compor tamento de Dilma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário