Reunião discute ações no setor do extrativismo

Publicado em 22/04/2010 12:10 281 exibições
A primeira reunião ordinária da câmara setorial dos produtos da sociobiodiversidade foi realizada na última terça-feira (20). Durante o evento foi apresentado um balanço da atividade no ano de 2009 e apresentado o Plano Nacional para a Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade 2010.

Do Governo Federal, Claúdia Calório, Diretora de Extrativismo, explicou de que forma este Plano é desenvolvido. “É um plano que criar boas condições para os extrativistas agricultores, que fazem o uso sustentável dos recursos naturais, como pequi, castanha e borracha”, explicou.

A parceria com o governo Federal tem sido fundamental para a comercialização destes produtos por meio do programa Conab, informou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva.

“Existe uma parceria com o governo federal através do Ministério do Meio Ambiente e a Conab garantido a compra dos produtos, o que deve acontecer aqui é o fechamento de um programa de incentivo a produção sustentável do governo do estado do Mato Grosso, sabemos que têm muitas potencialidades a serem explorados e a câmara técnica muito bem conduzida e articulada pelo Programa de Desenvolvimento Regional do Estado, o MT Regional junto com a Seder e demais secretarias, nós estamos bastante otimistas”. conclui o secretário.

Ainda em 2010 está sendo elaborado um selo para os produtos da sociobiodiversidade. Este selo vai garantir que os produtos sigam critérios ambientais e sociais, com o objetivo de aumentar o diálogo entre extrativistas e o setor empresarial.
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário