Bois e búfalos de Minas Gerais serão vacinados contra aftosa em maio

Publicado em 28/04/2010 17:53 286 exibições
Mais de 22 milhões de bovinos e búfalos criados em terras mineiras serão vacinados contra a febre aftosa em maio. É a primeira etapa da campanha nacional de imunização, de 2010, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Em Minas Gerais, são quase 340 mil propriedades criadoras de rebanho misto, dividido entre gado de corte e leiteiro. Os búfalos somam pouco mais de 37,5 mil cabeças. De acordo com o coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, José de Oliveira Júnior, a cobertura vacinal na última etapa da campanha, em novembro de 2009, atingiu 98% e a meta é superar esse índice.
“Manter todo o rebanho imunizado contra a febre aftosa é essencial para avançarmos ainda mais na classificação sanitária. Desde 1999, o estado é reconhecido como área livre da doença com vacinação e pretendemos fazer o possível para deixar de vacinar, oficialmente”, revela o coordenador.
A supervisão dos 853 municípios mineiros é feita por 20 Unidades Técnicas de Atendimento do Mapa, 174 Unidades Veterinárias Locais e 718 escritórios de atendimento do estado. Após vacinar o rebanho, o criador tem até 15 dias para apresentar o comprovante de imunização em um desses postos.
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário