Presidente da Embrapa defende expansão da extensão rural no país

Publicado em 05/05/2010 08:04
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, defendeu a necessidade da expansão da extensão rural. Segundo ele, é preciso que institutos de Assistência Técnica e Expansão Rural (Emater), cooperativas, sindicatos e universidades atuem na disseminação das experiências promovidas na área agrícola.

Durante entrevista nesta terça-feira (4) ao programa Brasil em Pauta, ele disse que 10% dos fazendeiros respondem por 75% da produção brasileira, o que considera "muito pouco" considerando a necessidade do país.

O objetivo da Embrapa é atrair pequenos e médios produtores em condições de exercerem a atividade com renda e sustentabilidade. Para isso, ele salientou a importância de se oferecer apoio tecnológico a cultivos pioneiros em diversas áreas "a exemplo do que foi feito para as culturas de soja no Cerrado".
"[Queremos] continuamente superar gargalos, desenvolvendo tecnologias, mas a empresa não pode fazer tudo sozinha. Precisa de uma extensão rural pública forte para que os resultados sejam alcançados e o produtor seja beneficiado."

A Embrapa está presente nos Estados Unidos, na Europa, na África e na Venezuela e é reconhecida internacionalmente pela experiência no clima tropical. Estão sendo revitalizados os laboratórios dos 43 centros de pesquisa que existem no país, num processo de modernização destinado a atender às demandas dos produtores rurais. Além disso, 1.211 funcionários serão contratados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário