MT: produtores compraram metade dos insumos para o próximo plantio

Publicado em 18/05/2010 14:00
A quatro meses para o início de uma nova temporada de plantio de soja, a safra 10/11, as compras de insumos – fertilizantes e agroquímicos – continuam atrasadas em Mato Grosso. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), apenas 50% dos agroquímicos a serem utilizados nesta safra, como herbicidas, inseticidas e fungicidas foram adquiridos até agora pelos produtores. No caso dos fertilizantes, os negócios não chegam a 30%.

“O mercado ainda não sinaliza com vendas futuras de soja, daí a explicação para este atraso na aquisição dos insumos”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro. Segundo ele, entre 80% e 90% dos adubos são vendidos somente à vista. “Como o produtor está sem dinheiro, acaba esperando um tempo para negociar a compra por meio de permuta (troca de soja por insumo) com as tradings”.

O problema, na avaliação de Fávaro, é que o setor de insumos está nas mãos de poucas indústrias, como a Bunge, Cargill, ADM e Heringer. “As compras negociadas via carteira própria dos bancos das tradings normalmente não favorecem o produtor porque ocorrem em um momento de grande procura. Isso não é bom para o produtor porque os preços geralmente aumentam”.

No ano passado, o mercado de insumos agrícolas de Mato Grosso movimentou cerca de R$ 800 milhões. “Observamos que devido à baixa procura nos últimos dias, os preços dos fertilizantes e agroquímicos sofreram uma redução em torno de 10% nos últimos 40 dias. Acho que o momento ideal para a aquisição dos insumos é agora, aproveitando esta baixa no mercado”, recomenda.

Ele salienta que, por outro lado, a curva de baixa se reverterá nas próximas semanas, como a aproximação do período do plantio. “O produtor deve estar atento a este movimento do mercado, pois se deixar para comprar os insumos na última hora, os preços vão aumentar com a maior demanda. Além disso, a capacidade de entrega das indústrias poderá se estrangular, gerando um atraso na entrega ao produtor”.

À espera - O presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Marusan Ferreira Barbosa, confirma que as compras de insumos para a safra deste ano estão atrasadas.

“Na verdade, os produtores estão esperando uma definição da safrinha de milho, que terá quebra este ano. Eles querem saber o montante desta quebra para definir o planejamento e a necessidade de insumos para a próxima safra”, afirma Marusan. A quebra estimada na região de Tapurah (433 quilômetros ao médio norte de Cuiabá) é de 40% devido à estiagem a partir de abril. Tapurah plantou este ano 45 mil hectares de milho, com expectativa de colher 2,4 milhões de toneladas. Se a previsão de quebra for confirmada, a produção cairá para 1,44 milhão de toneladas.

Marusan informou que na região de Tapurah apenas 30% dos fertilizantes e agroquímicos a serem utilizados na próxima safra foram adquiridos até agora pelos produtores. “Este ano as compras estão bem atrasadas. Em relação a outras safras, 2010/2011 está completamente diferente e tudo indica que teremos problemas no começo do plantio”, conta o presidente do sindicato.

O setor de revenda de insumos agropecuários diz que o mercado este ano “está frio”, pois o produtor continua à espera de uma definição do governo federal quanto à liberação de crédito para custeio e prorrogação das parcelas do endividamento agrícola que estão vencendo em 2010.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário