Contribuição do Funrural poderá ser suspensa aos produtores

Publicado em 24/05/2010 10:24
Produtores rurais podem pleitear na Justiça a suspensão de pagamento ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que é uma contribuição de custeio ao Instituto Nacional de Seguridade (INSS).

A cobrança foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A alíquota de 2,3%, retida pelas indústrias, incide sobre a receita bruta da venda de qualquer produção, sendo agrícola ou pecuária. Em Mato Grosso, o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que os produtores tenham a receber R$ 442 milhões referente somente à contribuição feita em 2009.

De acordo com o advogado tributarista, Nilo Zardo, para garantir a suspensão do imposto, por meio de ação judicial, os produtores - pessoa física - devem juntar as notas fiscais de venda ou declaração de IRPF, podendo ser ainda cópia do livro fiscal onde consta o valor total da venda. Além disso, o especialista aponta que os produtores podem pedir a devolução do que foi descontado no prazo de 7 anos anteriores. De acordo com ele, o ressarcimento do crédito pendente pode ultrapassar R$ 80 mil por produtor. Por outro lado, ele aponta que o produtor familiar, que não tem nenhum empregado terá que recolher o Funrural sobre as suas vendas para não perder a aposentaria rural. "Os compradores que entraram na Justiça não farão mais o desconto e o rapasse da alíquota". O Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Freitas, avisa que a postura das empresas será individualizada. No entanto, ele avisa que há muitas indústrias que não estão mais retendo a alíquota.

Para reaver os direitos como produtor, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) está reunindo sindicatos para ingressar com ações judicias coletivas para pedir a suspensão da cobrança. Mas a assessora jurídica da entidade, Elisete Araujo Ramos, explica que, quanto ao ressarcimento dos valores, as ações deverão ser individuais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário