Custo de extração do petróleo triplica entre 2003 e 2005, calcula Ipea

Publicado em 01/06/2010 13:37

O custo de extração de petróleo no Brasil triplicou entre 2003 e 2005, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e a tendência é que tal cenário se agrave ainda mais após o acidente com a plataforma da BP no Golfo do México, nos EUA. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Para Helder Queiroz, consultor do Ipea e professor da UFRJ, o vazamento que até agora não foi totalmente contido levará "toda a indústria em escala global" a exigir um novo padrão de exploração e produção de petróleo e de desenvolvimento de plataformas e outros equipamentos mais seguros.

"O acidente vai gerar um impacto muito violento nos custos do setor", disse Queiroz, um dos coordenadores do estudo do Ipea.

De 2003 para 2008, o custo de extração do barril de petróleo no Brasil subiu de US$ 3,42 para US$ 10,42 --um aumento de 205% no período--, de acordo com o trabalho do Ipea, órgão ligado à Presidência da República.

Dois fatores, aponta o estudo, levaram a tal incremento: o cenário de escassez mundial de equipamentos e serviços da indústria de petróleo e a descoberta de óleo e gás em águas cada vez mais profundas, onde o custo de produção é maior.

Queiroz disse acreditar que os custos de equipamentos e serviços tendem a não repetir o mesmo ritmo de alta do período de 2003 a 2008, mas as novas fronteiras de exploração de petróleo estão em águas ainda mais profundas e afastadas da costa, o que deve resultar num aumento dos custos totais.

O pré-sal, com profundidade total de 7.000 mil metros e a 300 km da costa, se encaixa nesse perfil. Descoberta no final de 2006 e ainda sem produção em escala comercial na bacia de Santos, a nova província não havia provocado impacto sobre os custo de extração até 2008.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário