EUA revelam reserva mineral estimada em US$1 tri no Afeganistão

Publicado em 14/06/2010 18:15


Os depósitos minerais inexplorados do Afeganistão podem valer mais de 1 trilhão de dólares, disse o Pentágono nesta segunda-feira, numa descoberta que pode alterar a economia do país e contribuir com os esforços dos Estados Unidos para fortalecer o governo afegão. 

O coronel David Lapan, porta-voz do Pentágono, disse que uma força-tarefa encarregada de estudar os recursos do país descobriu jazidas significativas de cobre, ferro, ouro, mercúrio, enxofre, cromo, talco-magnesita e carbonato de potássio, além da presença de fluorita, berílio e lítio, entre outros. 

"É certamente uma boa notícia em potencial, especialmente para o Afeganistão", disse Lapan. "Se pudermos assistir os afegãos no desenvolvimento desses recursos, isso certamente tem potencial para agregar muito à economia deles." 

Mas especialistas alertam que superar os desafios na exploração desses recursos é algo que pode levar décadas. O país tem pouca infraestrutura, está imerso numa guerra violenta e tem fama de possuir autoridades corruptas. 

A riqueza mineral está espalhada por todo o país, inclusive no sul e no leste, regiões onde a presença da guerrilha Taliban é mais intensa. A força-tarefa que avaliou os recursos minerais afegãos foi composta por membros do Pentágono, do Departamento de Estado e do Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA, em conjunto com funcionários do ministério afegão das Minas. 

O trabalho foi parte de um esforço mais amplo para identificar o potencial econômico do Iraque e do Afeganistão, e ajudar os respectivos governos a atrair investimentos para desenvolver seus recursos. Lapan disse que esse trabalho é parte da "estratégia de contrainsurgência." "Esse é o braço econômico do qual falamos, mas que recebe pouquíssima atenção." 

A análise sobre o Afeganistão abordou todos os setores, dos recursos minerais à produção agrícola e à fabricação de tapetes e outros itens. A força tarefa de avaliação econômica existe desde 2006, inicialmente com mais foco no Iraque. Em 31 de janeiro, o presidente afegão, Hamid Karzai, já havia dito que seu país possui uma riqueza mineral de 1 trilhão de dólares, valor baseado nos preços praticados no fim de 2009. 

Lapan disse a jornalistas que a cifra pode estar subestimada. O jornal The New York Times disse nesta segunda-feira que a riqueza mineral do Afeganistão é tão grande que no futuro o país pode se tornar um dos grandes centros da mineração global. Um memorando do Pentágono citado pelo jornal diz que o país pode vir a ser "a Arábia Saudita do lítio", matéria-prima de baterias de produtos eletrônicos. 

A avaliação sobre o potencial mineral afegão deve acirrar a disputa entre atores regionais, como China, Índia e até Rússia, por uma maior participação na exploração desses recursos. Duas firmas chinesas já decidiram investir 4 bilhões de dólares na enorme mina de cobre de Aynak, maior investimento civil já feito no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário