Argentina: recorde na produção de grãos

Publicado em 28/06/2010 07:15
O ministro de Agricultura da Argentina, Julián Domínguez, anunciou na sexta-feira que a produção de grãos do país atingirá recorde de 100 milhões de toneladas. Segundo ele, a supersafra inclui também aumento da produção de trigo, o que deixa o país em condições de ampliar suas exportações do cereal para o Brasil, principal importador. "Estou convencido de que este ano vamos superar os 100 milhões de toneladas, com recorde de produtividade, e não só em soja", disse Domínguez. Até o momento, as estimativas da produção total de grãos superavam a casa dos 90 milhões, mas não chegavam ao volume projetado pelo ministro na sexta-feira.

De acordo com ele, "a aposta é chegar a 150 milhões de toneladas de grãos nos próximos anos". Contudo, ele reconheceu que falta projetar o futuro. Parte da estratégia oficial diz respeito ao estímulo ao agricultor para que não se restrinja ao cultivo da soja. Neste sentido, ele mencionou que a produção de trigo desse ano será muito maior que a última colheita. "Estamos estimando 4,5 milhões de hectares implantados com trigo, com uma produção de 14 milhões de toneladas, quase duplicando a safra anterior", disse ele.

Em relação ao embarque de óleo da China, Domínguez informou ainda que os embarques começaram a ser normalizados na sexta-feira. Desde abril, Argentina e China travam uma disputa comercial que levou à suspensão das importações chinesas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário