Mapa indica áreas para plantio de milheto, amendoim e feijão
As Portarias Nº 173, 174, 175, 176, 177 e 178 orientam os produtores de milheto. A cultura é bastante utilizada no Brasil como forrageira, especialmente na região Sul, como sementes para produção de ração e planta de cobertura de solo no Sistema de Plantio Direto. Também pode recuperar pastagens no Sistema Integração Lavoura-Pecuária e na produção de silagem em locais com déficit hídrico.
Os produtores de amendoim e de feijão 1ª safra na Bahia devem estar atentos às Portarias Nº 179 e 180, respectivamente. A cultura do amendoim desenvolve-se com maior produtividade em climas mais quentes. Temperaturas superiores a 30ºC são mais favoráveis à germinação, desenvolvimento e formação do óleo.
Já a produtividade do feijão pode ser afetada pelas condições de clima durante o ciclo do cultivo. Os elementos mais influentes, além da temperatura, são a chuva e a radiação solar. Altas temperaturas podem prejudicar o florescimento e a frutificação do feijoeiro e, as baixas, reduzem a produtividade.
As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por estado, conforme dados da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). Para indicação no zoneamento é necessário que as cultivares possuam o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli