Vendas de fertilizantes crescem 4,2% no 1º semestre do ano

Publicado em 14/07/2010 16:54
As vendas internas de fertilizantes totalizaram 8,619 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2010, crescimento de 4,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando as entregas somaram 8,274 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). Segundo a entidade, o aumento das vendas reflete a firme demanda para o algodão no Centro-Oeste e Bahia; milho safrinha na região Centro-Oeste; e a cana-de-açúcar no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

A Anda informou em comunicado que o Mato Grosso concentrou o maior volume de entregas no período, com 1,809 milhão de toneladas no semestre, por conta do plantio de milho safrinha e algodão. Houve retração de 14,9% nas vendas de fertilizantes no Paraná, para 1,135 milhão de toneladas, por conta da retração na área cultivada de trigo no Estado. 
 
De acordo com a Anda, a produção nacional do primeiro semestre somou 4,259 milhão de toneladas, aumento de 14,8%, sobre 3,712 milhões de toneladas fabricadas no País nos primeiros seis meses de 2009. As importações totalizaram 5,933 milhões de toneladas no período, o que representa um aumento de 76,5% em relação a igual período de 2009, quando foram importadas 3,361 milhões de toneladas de fertilizantes. 
 
O setor iniciou 2009 com estoques recordes, depois que a crise financeira global de setembro de 2008 restringiu o crédito e fez a demanda pelo insumo despencar. Por conta deste cenário, a indústria limitou as importações da matéria-prima para consumir o volume excedente no mercado interno ao longo do ano passado. Agora a indústria retoma as importações para recompor os estoques e atender a crescente demanda agrícola para este ano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário