Monitoramento do comércio e uso de agrotóxicos já está em vigor no Paraná

Publicado em 20/07/2010 08:18
Entrou em vigor a partir desta segunda-feira (19) o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (Siagro), que vai monitorar eletronicamente o comércio e venda de agrotóxicos em todo o Estado. Com isso, todas as informações de receitas para compra de agrotóxicos emitidas para os produtores deverão ser enviadas eletronicamente para a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização e de Insumos, Adriano Riesemberg, com as informações no banco de dados será possível, por exemplo, reunir diagnósticos de interesse público como a verificação de um ataque de pragas ou a orientação para a utilização mais segura de agrotóxicos. O objetivo da Secretaria com o novo sistema é incentivar a prática de uma agricultura com uso racional de produtos químicos , dando garantias ao consumidor de um produto saudável e de qualidade.

O sistema estava previsto para entrar em vigor em abril, mas foi prorrogado a pedido da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Foi solicitado um tempo de adequação ao novo sistema que foi desenvolvido em parceria pela Secretaria da Agricultura, Celepar e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). O pedido foi feito em vista que alguns associados não concluíram a conversão dos seus sistemas em tempo hábil.

O Siagro prevê o envio eletrônico de informações das receitas emitidas no Estado, deixando disponíveis essas dados no Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis), onde será feito o monitoramento do comércio. A partir desta data, toda semana os comerciantes de agrotóxicos estarão obrigados a enviar as informações referentes às quantidades comercializadas na semana anterior, informou Adriano Riesemberg.

Hoje são emitidos anualmente cerca de 3 milhões de receitas, com a utilização de 80 mil toneladas junto à agricultura paranaense. Com esse novo banco de dados, o monitoramento será mais ágil e eficiente, possibilitando um gerenciamento eletrônico do que está sendo usado em campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência de Notícias do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário