CEAGESP registra alta de 27,65% em armazenagem no semestre

Publicado em 23/07/2010 08:16
No primeiro semestre de 2010, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) apresenta resultado positivo na sua rede de armazenagem. Com alta de 27,65% em comparação ao mesmo período de 2009, o volume geral entradas de produtos nas 19 unidades ativas da rede atingiram 443,89 toneladas.

Entre os produtos que mais se destacaram, o açúcar com aumento de 68%, atingiu as 201,54 mil toneladas, enquanto o milho, com alta de 60%, chegou a 68 mil toneladas. Valores que juntos representam pouco mais de 60% do volume total de entradas do primeiro semestre deste ano. A soma dos demais produtos recebidos pelos armazéns é de 174 mil toneladas.

Já os Entrepostos da Companhia comercializaram 1,92 milhão de toneladas de frutas, legumes, verduras, diversos e pescados. O total é quase igual ao registrado no primeiro semestre de 2009, quando a CEAGESP negociou 1,93 milhão de toneladas. O volume financeiro teve um acréscimo de 11,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Os meses de janeiro e fevereiro foram marcados por fortes altas em praticamente todos os setores, em razão, principalmente, das adversidades climáticas (excesso de chuvas e altas temperaturas). A partir de março, com o clima favorável, começaram as quedas crescentes e consecutivas, com retração nos preços de vários setores, interrompidas no mês passado”, analisa Flávio Godas, economista da CEAGESP.

A rede, formada por 12 centrais atacadistas da Companhia, sendo uma na capital e 11 no interior, comercializou R$ 2,81 bilhão no semestre, ante R$ 2,53 bilhão de 2009. Considerado a maior central de abastecimento da América Latina, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) mais uma vez foi o recordista de comercialização, com participação de 80% do acumulado em tonelada e 82,1% em volume financeiro. Os produtos mais comercializados no ETSP foram frutas, legumes e diversos. No acumulado em volume de tonelada do primeiro semestre, laranja (10,4%), tomate (9,8%) e batata (6,8%) seguem no topo da lista dos produtos campeões de vendas.

Nas unidades no interior, os destaques em volume comercializado foram Ribeirão Preto com elevação de 31%; São José do Rio Preto com avançou de 12,8%; Sorocaba, com elevação de 12,4%; e São José dos Campos, com aumento de 9,7%. As informações são de assessoria de imprensa.

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Fonte:
DCI

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