Retirada de agrotóxico do mercado segue critérios técnicos

Publicado em 17/08/2010 15:38 e atualizado em 17/08/2010 16:19
“A retirada do agrotóxico endossulfam do mercado foi a decisão tecnicamente mais adequada e o papel do Ministério da Agricultura é garantir ao agricultor produtos mais eficientes com custos compatíveis”, disse Luís Eduardo Rangel. Ele é o coordenador-geral de Agrotóxicos do ministério. O endossulfam, ingrediente ativo de um inseticida, deixará de ser usado, gradualmente, nas lavouras brasileiras até 2013. A decisão foi oficializada na segunda-feira (16), após um processo de reavaliação do produto que envolveu, além do Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). 
De acordo com Luís Eduardo Rangel, o agrotóxico vem sofrendo restrições há cerca de 20 anos e atualmente é aplicado apenas em grandes culturas, como café, cana-de-açúcar, soja e algodão. Desde o final da década de 1990, seu uso foi proibido nas pequenas lavouras em que é mais comum o aplicador costal (nas costas do operador), circunstância em que há maior risco para o agricultor. Pela nova avaliação, os riscos à saúde, principalmente de quem manipula o produto no campo, não compensam os benefícios no combate às pragas. 
“Já existem substitutos do endolssufam autorizados pelo Ministério da Agricultura. Com o processo natural de evolução da tecnologia, esse produto ficou obsoleto e vem sendo retirado de uso em vários países”, explica Rangel. A única exceção é para controle da broca-do-café. Porém, segundo o coordenador-geral de Agrotóxicos, já existem produtos em processo de registro para essa finalidade e, até 2013, estarão disponíveis no mercado. 
Todos os agrotóxicos registrados para culturas nas quais o endolssufam é aplicado podem ser consultados no Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit). “O Ministério da Agricultura tem o compromisso com a preservação do meio ambiente e a garantia de alimentos saudáveis para a população”, afirma Rangel. 
O cronograma de retirada do produto prevê que entre 31 de julho de 2010 e 31 de julho de 2011, a produção, formulação, e importação do ingrediente ativo não poderão ultrapassar 14 mil toneladas. De 31 de julho de 2011 a 31 de julho de 2012, a produção terá o limite de oito mil toneladas e a importação fica proibida. A partir de 31 de julho de 2012, a produção será suspensa e, de 31 de julho de 2013, a comercialização será interrompida. 
Nos próximos dias, o Ministério da Agricultura publica ato oficializando o cancelamento dos registros, processos de registro e de autorização da importação, conforme a programação definida. Atualmente, a comercialização do produto está em torno de 21 mil toneladas anuais.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário