Mecanização da cana: Nova demanda virá de pequenos fornecedores

Publicado em 14/09/2010 09:09
A partir de 2017, fica proibida a queimada de cana para colheita manual, estimulando terceirização Os fornecedores independentes de cana-de-açúcar, responsáveis por 25% da safra paulista, serão os clientes que mais devem necessitar dos serviços de terceirização da colheita mecanizada, avalia o agrônomo Caetano Ripoli, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) especializado em mecanização da cana.

"A partir de 2017 esses fornecedores não poderão mais queimar a cana e não terão escala para comprar essas colhedoras gigantes", diz. A colheita manual exige a queima da palha da cana-de-açúcar para ser viável, enquanto as colhedoras entram no campo coma cana crua.

Além dos fornecedores, o especialista da Esalq vê grande potencial de terceirização nas usinas das novas regiões produtoras, em especial para usinas que não são de grupos experientes no setor. Trata-se de Goiás, Mato Grosso do Sul e até a região de Araçatuba (SP).

Mas para a maior parte das usinas, a solução mais econômica ainda é ter e operar uma frota própria de colheita mecanizada, segundo pesquisas do programa de logística CTCLog, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Isso acontece basicamente por dois motivos, segundo o diretor de mercados e oportunidades do centro, Osmar Figueiredo Filho: primeiro, porque no modelo terceirizado é preciso contabilizar o lucro da empresa de logística, que não existe no caso da frota própria.

Em segundo lugar, muitas usinas estão nas mãos de grupos empresariais com grande escala e acesso a financiamentos com juros mais baixos do que as próprias empresas de logística. "Só faz sentido terceirizar se o fornecedor do serviço tiver acesso a máquinas com um custo menor e oferecer a mesma eficiência da usina na colheita", avalia.

O processo é muito sensível para as usinas porque as colhedoras, máquinas de até 18 toneladas, podem danificar os brotos de cana que estão no campo e exigir um custoso replantio não planejado. A cana rebrota em média cinco anos antes de ser replantada.

A exigência de qualidade gerou desentendimentos entre usinas e terceirizados, relatam Figueiredo e Ripoli. Empresas fornecedoras do serviço que não têm alta tecnificação acabam sendo expulsas do mercado, mas o professor da Esalq ressalta que também há a parcela de culpa das usinas. "Estimo que 70% a 80% dos canaviais de São Paulo não estejam adaptados para a colheita mecanizada", diz. Para receber as colhedoras, as linhas de cana precisam ser plantadas em distâncias maiores, por exemplo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Brasil Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário