Segurança Alimentar: Análise da missão dos EUA é positiva

Publicado em 24/09/2010 07:41
A missão do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, sigla em inglês) dos Estados Unidos, que esteve no Brasil desde o dia 31 de agosto para verificar se o sistema de segurança alimentar do Brasil é equivalente ao norte-americano, apresentou uma avaliação final positiva. A resposta oficial sobre a retomada das exportações de carnes brasileiras termoprocessadas para aquele país, no entanto, só deve ocorrer em 2 meses, depois que os técnicos retornarem aos Estados Unidos e comunicarem seus superiores a respeito dos resultados da visita ao Brasil.

A visita dos norte-americanos está relacionada à detecção de um lote de carne processada que continha o vermífugo ivermectina acima do limite estabelecido pelos norte-americanos, que é de 10 partes por bilhão (ppb). O caso foi registrado em maio deste ano. Na ocasião, o governo brasileiro optou por suspender as vendas do carne processada brasileira aos Estados Unidos e elaborou, com a iniciativa privada, um plano de ação que começou a ser adotado em julho.

Entre as normas propostas está a seleção, pelos frigoríficos, de fornecedores de carne bovina que comprovem o respeito ao período de carência entre a aplicação de um medicamento até o abate dos animais. De acordo com nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os profissionais norte-americanos consideraram que os inspetores brasileiros estão habilitados a fazer as auditorias e que o sistema de inspeção é organizado.
A avaliação foi apresentada durante reunião com representantes do Ministério na manhã de terça-feira (21), último dia da missão no Brasil. Durante as três semanas em que permaneceram no Brasil, os técnicos visitaram frigoríficos, laboratórios e os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal localizados nas Superintendências Federais de Agricultura em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, de acordo com o Ministério, foram auditados 4 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), dos 22 habilitados a exportar carne bovina termoprocessada para os Estados Unidos. Além disso, a missão verificou o trabalho realizado pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) do Ministério da Agricultura em Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

Embarques - O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Costa, evitou determinar uma data para a retomada das vendas de carnes brasileiras termoprocessadas para os Estados Unidos. A interrupção das exportações foi decidida em maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário