Para ministro inglês, Brasil é exemplo na economia de baixo carbono

Publicado em 29/09/2010 07:51
309 exibições
O Brasil foi citado pelo ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, como bom exemplo no enfrentamento das mudanças climáticas e em ações voltadas ao meio ambiente. O Brasil gera metade de sua energia por meio de fontes renováveis e limpas, e está enfrentando este desafio, defendeu Hague em seu discurso sobre o tema, durante reunião do Conselho de Relações Exteriores (CFR, sigla em inglês), em Nova York, nessa segunda-feira, 27 de setembro.

Para o ministro, o país não se encaixa no dilema em que se encontram outros países em desenvolvimento, por serem mais vulneráveis aos efeitos do clima. As economias emergentes enfrentam um dilema. Em geral, são mais vulneráveis aos efeitos diretos das mudanças climáticas, mas se preocupam, também, que ações voltadas ao meio ambiente afetem o desenvolvimento , completou.

No Brasil, 47% da energia produzida é renovável. A responsável por essa matriz energética limpa é o etanol produzido da cana-açúcar. A previsão da safra de cana-de-açúcar que está sendo moída este ano é de 651 milhões de toneladas.

O CFR é uma organização independente, criada em 1921, e dedicada à promoção de estudos em termas de relações internacionais e que publica a influente revista Foreing Affairs. (Eline Santos, com informações da Embaixada do Reino Unido) .
Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário