CMN aprova medidas de financiamanto para maçã, soja, palmito e cana

Publicado em 01/10/2010 13:30
Os produtores de maçã do Sul do país vão poder reprogramar em até três vezes os pagamentos de parcelas vencidas e vincendas das operações de crédito rural de custeio da safra 2009/10. Depois de pagar essas dívidas, os produtores vão poder se candidatar a novos recursos no próximo ano, de acordo com voto aprovado nesta quinta-feira (30/9) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por 99% da produção nacional de maçã. O financiamento da produção vem de recursos da poupança rural e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Segundo o Ministério da Agricultura, a medida visa a solucionar dificuldades econômicas enfrentadas pelos produtores de maçã.

Outro voto aprovado pelo CMN para a área agrícola incluiu três produtos na política de financiamento do Pronaf Mais Alimentos, que concede até R$ 130 mil por ano para empreendimentos rurais. Foram incluídas as culturas de palmeira para produção de palmito, de soja e de cana-de-açúcar. De acordo com a justificativa do voto, a palmeira para produção de palmito é importante para a agricultura familiar na Região Norte do país, por causa do alto potencial de geração de emprego e renda, que favorece a inclusão social. O cultivo é apropriado em processos de recuperação de áreas degradadas na Amazônia e contribui para a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade na região.

A inclusão da soja visa a atender as Regiões Sul e Centro-Oeste. O objetivo é equiparar a leguminosa às culturas de cereais de características semelhantes, como milho e trigo, que já fazem parte do Pronaf Mais Alimentos. Quanto à cana-de-açúcar, a inclusão foi justificada por ser “fundamental” como fonte de renda de 20 mil agricultores familiares da Região Nordeste.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário