Necessidade de novos defensivos para combater a ferrugem asiática

Publicado em 04/10/2010 07:38
Para a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA,) o produtor rural não está encontrando produtos que sejam capazes de combater a ferrugem asiática. "Precisamos de produtos mais eficientes, pois os que estão disponíveis não vêm funcionando bem". Conforme a CNA, é preciso "resolver alguns problemas de burocracia na Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária".

O coordenador-geral de agrotóxicos e afins do Mapa, Luís Rangel, argumentou que a ferrugem asiática é um assunto que exige atenção, mas que não inviabilizará a próxima colheita. "A safra não será perdida", declarou Rangel. O técnico do Mapa disse que o governo trabalha sob cuidado constante em relação aos problemas que afetam as lavouras, levando em consideração as características próprias da agricultura tropical brasileira.

O representante do Mapa admitiu, entretanto, que os defensivos contra a ferrugem asiática não são mais tão efetivos quanto no passado. "É claro que são eficientes, mas não tanto quanto há dez anos", afirmou. Para Rangel, é necessário praticar com maior rigidez os períodos de "vazio sanitário", de forma a garantir a erradicação da doença. A proposta do Mapa é justamente reforçar essa política, que é manter as lavouras durante um determinado período - em média, 90 dias - sem o cultivo da soja, de forma a evitar a disseminação do fungo.

O presidente da Câmara Temática e diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Cristiano Walter Simon, disse que o recrudescimento da ferrugem asiática foi causado tanto por problemas com defensivos defasados como pelo descumprimento do período em que as lavouras deveriam ficar "limpas" para evitar a disseminação do problema. "Por isso, decidiu-se pelo reforço na campanha de realização do vazio sanitário", disse Simon. Ainda assim, o presidente da Câmara afirmou que não há como ignorar o aumento da resistência da ferrugem. "Precisamos de novos produtos para substituir ou complementar os defensivos que já existem", disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário