Mercado financeiro fica dividido após vitória de Dilma

Publicado em 01/11/2010 20:23

dilma_rousseff_antonio_palocci_ae_jonne_roriz_31102010.jpg
Palocci aplaude Dilma: analista vê ‘sinal positivo’ na presença do ex-ministro ao lado da eleita

A eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República dividiu investidores e analistas do mercado financeiro nacional e internacional.

A questão central é se a petista conseguirá conter o ritmo de aumento de gastos públicos. No discurso após a vitória, Dilma afirmou: “Faremos todos os esforços  pela melhoria da qualidade do gasto público [...] mas recusamos as visões de ajustes que recaem sobre os programas sociais, os serviços essenciais à população e os necessários investimentos”.

Alguns analistas receberam a frase como um sinal de que Dilma se esforçará para cortar gastos; outros entenderam o contrário.

Especialistas divididos

Leia a opinião de especialistas ouvidos pela imprensa internacional:

- “[O Brasil] está caindo em uma política de afrouxo fiscal e aperto monetário, e eles [os brasileiros] precisam exatamente do oposto”. Ricardo Hausmann, professor da Universidade Harvard, em declaração à Bloomberg.

- “Na medida em que o Brasil dá continuidade aos fundamentos que Lula decretou, o País deve ficar bem”. Ed Kuczma, da Van Eck Associates, em Nova York, à Bloomberg.

- A presença de Antonio Palocci ao lado de Dilma durante o discurso da petista foi um “sinal importante” de que o novo governo será responsável na questão fiscal. Silvio Campos Neto, do Banco Schahin, à Bloomberg.

- “Os mercados reagiram bem às palavras [de Dilma], especialmente quando ela se pronunciou cuidadosamente sobre o assunto das despesas públicas.” Fernando Mendes, da Lerosa Investimentos, em São Paulo, à Reuters.

- “Até que Rousseff assuma o cargo em 1º de janeiro, os mercados ficarão atentos aos comentários dela sobre seus planos para nomear o ministério e outros postos chave [...] e avaliarão se esses nomes vão refletir mais a ala moderada ou desenvolvimentista do PT.” Bret Rosen, do Standard Chartered Bank, ao site do “Wall Street Journal”.

Indicadores opostos

A variação dos indicadores do mercado financeiro também foi interpretada de modo diferente pelas agências Reuters e Bloomberg.

A empresa britânica de comunicação noticiou que o retorno dos títulos públicos brasileiros “cai devido ao otimismo com Rousseff”. Para a agência, Dilma prometeu “controlar a inflação e pôr rédeas nos gastos públicos”.

Já a Bloomberg selecionou outros dados fez uma interpretação completamente diversa: “Profissionais do mercado estão apostando que a primeira presidente mulher do Brasil não vai conseguir cortar o déficit fiscal a ponto de conseguir baixar o suficiente a mais alta taxa de juros real do G-20”.

Para chegar a essa conclusão, a agência nova-iorquina observou a variação dos contratos de juros futuros com vencimento em 2015, a 11,55% às 9h47 de Nova York, “um nível que sugere que os investidores esperam que autoridades aumentem a taxa de juros em 0,75 ponto percentual nos próximos quatro anos”, afirma a agência, em texto assinado por Matthew Bristow.

A mesma Bloomberg, no entanto, publicara 40 minutos antes outra reportagem contrariando esta. Analisando não os contratos para 2015, mas aqueles para 2012, os jornalistas Ye Xie e Josué Leonelobservaram que as taxas caíram para o menor nível desde 21 de outubro. Para os autores do texto,  Dilma “prometeu controlar os gastos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário