Começa colheita da safra de fumo no RS

Publicado em 05/11/2010 06:50
Na propriedade em Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, as primeiras folhas de fumo começaram a ser colhidas esta semana. A qualidade do produto é superior em comparação ao ano passado.

“O tempo colaborou. A chuva veio na hora certa. É fumo de boa qualidade”, avaliou a agricultora Márcia Limberger.

Em todo o Sul do país, a área plantada com fumo é de 360 mil hectares. É 2% menor em comparação à última safra. Mas como o clima ajudou, houve aumento na produtividade. Os agricultores estão colhendo uma média de dois mil pés por hectare, um acréscimo de 10%.

A produtividade maior também deve provocar um pequeno crescimento no volume total da safra. A Associação dos Fumicultores do Brasil espera que sejam colhidas 714 mil toneladas nos três estados do Sul. São 3% a mais do que na safra anterior.

“Na safra passada, houve uma queda muito grande no Rio Grande do Sul. Mantendo a área e tendo uma melhor produtividade, esse ano ele, certamente, terá uma produção maior do que teve no ano passado e, com isso, recuperando um pouco do prejuízo da safra passada”, disse Benício Werner, presidente da Associação Fumicultores do Brasil.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de fumo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário