China adotará medidas para ampliar demanda doméstica, diz líder chinês

Publicado em 12/11/2010 15:44

PEQUIM - A China vai adotar várias medidas para estimular a demanda doméstica e garantir que o consumo privado aumente contínua e rapidamente para contribuir com o desenvolvimento econômico global, afirmou o presidente do país, Hu Jintao, a líderes do G-20 durante a cúpula que terminou hoje em Seul, na Coreia do Sul. 

Hu não falou diretamente sobre as questões mais controversas entre a China e outros países do G-20 - como a taxa de câmbio do yuan - nem sobre a adoção de metas numéricas para conta corrente. No entanto, o presidente chinês indiretamente tratou do assunto dos desequilíbrios globais ao enfatizar o aumento do consumo doméstico. 

Em um discurso feito na cúpula, Hu apresentou uma lista de políticas que Pequim vai adotar durante os próximos cinco anos para estimular a demanda interna - como a aceleração dos ajustes na distribuição de renda, o aumento da renda dos residentes no país, a expansão do crédito ao consumidor e o fortalecimento do sistema de logística comercial. 

Hu Também disse aos líderes do G-20 que "nações que emitem as moedas de reserva mundiais deveriam adotar políticas responsáveis e manter as taxas de câmbio relativamente estáveis". A autoridade chinesa não mencionou nenhum país, mas os comentários provavelmente têm como alvo os EUA, que recentemente lançou uma segunda rodada de afrouxamento quantitativo para impulsionar a economia doméstica. 

Segundo Hu, um sistema de moeda de reserva global deveria ser estabelecido e as instituições financeiras globais deveriam incluir mais executivos de países em desenvolvimento. Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) deveria fortalecer a supervisão dos fluxos de capital entre os países, disse. Hu também pediu uma oposição a várias formas de protecionismo, a redução de obstáculos comerciais e a investimentos e a remoção de restrições a exportações de produtos de alta tecnologia. As informações são da Dow Jones.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário