Australiana BHP desiste de oferta pela Potash

Publicado em 16/11/2010 07:47
153 exibições
A australiana BHP Billiton, maior mineradora global, desistiu de insistir na oferta US$ 39 bilhões para comprar a canadense PotashCorp, naquela que seria a maior aquisição global do ano. A decisão foi tomada depois da rejeição de órgãos regulatórios e do pedido de investidores para retomar recursos.

"Infelizmente, apesar de termos acolhido todas as medidas antitruste requeridas para a oferta, não fomos capazes de obter a liberação do Investment Canada Act e decidimos retirar a oferta", diz o presidente da BHP Billiton, Marius Kloppers, em comunicado divulgado ontem.

A multinacional australiana, derrotada pela terceira vez consecutiva em grandes ofertas de fusões e aquisições, sinalizou uma restrição às oportunidades de novos negócios ao retomar uma proposta de recompra de ações da ordem de US$ 4,2 bilhões.

A partir dessa decisão, tudo indica que os acionistas estarão ávidos para ouvir quais as estratégias de crescimento que a companhia pretende implementar com este montante de recursos no encontro anual do grupo, que será realizado hoje na Austrália, com a presença de Kloppers. "Certamente o melhor investimento será em nós mesmos", observou Brendan James, sócio da BHP Perennial Growth, referindo-se ao prospecto de uma grande recompra.

Diante de uma crescente oposição doméstica, as autoridades canadenses bloquearam a oferta hostil da BHP pela Potash no dia 3 de novembro, e estabeleceram um prazo de um mês para que os australianos mostrassem como a aquisição beneficiaria o Canadá. A Potash é a maior companhia de fertilizantes do mundo.
Tags:
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário