Dólar prejudica compra de insumos

Publicado em 23/11/2010 06:48 e atualizado em 23/11/2010 08:48
O presidente da Câmara Temática de Insumos Agrícolas, Cristiano Walter Simon, afirmou nesta segunda-feira (22) que o setor "está muito prejudicado pela baixa cotação do dólar" em relação ao real. A perda de rentabilidade dos produtores impede que eles invistam mais em máquinas, equipamentos, utensílios e defensivos agrícolas, segundo Simon. Grande parte dos insumos são importados e o desenvolvimento da agricultura exige emprego de tecnologia avançada a fim de aumentar a produção.

A Câmara Temática de Insumos Agrícolas está reunida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir, principalmente, resultados do grupo de trabalho criado para discutir o uso do calcário na agricultura.

Simon defende o emprego irrestrito de calcário e a adoção das mais novas práticas de ordem fitossanitárias. Ele afirma que o uso de sementes ilegais preocupa, pois a ausência de potencial genético apropriado reduz a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.

Nos estados do Sul do Brasil as terras são predominantemente ácidas o que provoca prejuízos ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas por causa da presença de alumínio e de manganês no solo. A acidificação ocorre de forma natural o que torna essencial o uso de corretivos contra acidez da terra para melhor resultado das plantações. A prática mais comum se baseia na aplicação de calcário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário