Presidente de Associação de Produtores de sementes fala de relatório de CPI

Publicado em 08/12/2010 06:33
Em carta à coluna e ao Portal AZ, Ranilson Noberto Bezerra da Silva, presidente da Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apsem), para informar que o relatório da CPI das Ongs não alcança sua entidade, quanto às informações de desvios de finalidades.

No caso em pauta, a notícia divulgada não atinge esta Associação, pois, em nenhum momento praticamos desvio de finalidade, tendo cumprido rigorosamente os objetivos de nossos convênios e contratos, contemplando os pequenos agricultores familiares do Estado do Piauí, gerando emprego e renda na atividade da cajucultura no campo e nas agroindustrias que se instalam no semi-árido piauiense?, diz o presidente da Apsem.

Eis, na íntegra, o teor do e-mail com os devidos esclarecimentos feitos por Ranilson Noberto Bezerra da Silva:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DOS PRODUTORES DE SEMENTES E MUDAS - APSEM, com CNPJ nº 01.300.261/0001-90, entidade sem fins lucrativos que congrega 48 associados nas atividades de produção de mudas de caju e produção de sementes, com Registro Nacional de Sementes e Mudas ? Renasem nº PI-00023/2007, vem perante o público em geral, prestar esclarecimentos sobre notícia veiculada nos meios de comunicação ?Jornal O DIA e Portal AZ?, do dia 02.12.2010 com o título: CPI: ONG ?usava? dinheiro da fruticultura para construir estrada e barragem.

1. A APSEM em nenhum momento, que seja através de recursos financeiros Federais, Estaduais, Municipais e Privados, exerceu atividades diferentes das quais preconizam os objetivos do seu Estatuto Social, tendo como principais: congregar os produtores e organizar a produção de sementes e mudas no Estado do Piauí, fazer a comércialização de sementes e mudas, fazer capacitação de produtores rurais nos diversos sistemas de produção agrícola, entre outros;

2. Todos nossos convênios celebrados com a Codevasf têm como objetivos o fortalecimento da fruticultura do Estado do Piauí, voltados especificamente para a cajucultura, envolvendo a seleção de agricultores familiares e posteriormente distribuição de mudas de caju, com avaliação de resultados.

No período de 2004 a 2010 foram realizados 06 convênios, os quais foram acompanhados e fiscalizados pelos órgãos de fiscalização da União, tendo sido encerrados com prestação de contas aprovadas. No período de 2007 a 2009 foram celebrados 02 contratos, que por recomendação da CGU e TCU, foram licitados através de Pregão Eletrônico com abrangência nacional. Este último encontra-se em vigor, sob medição para aprovação e pagamento.

Vale salientar, que em atendimento aos convênios e contratos,no período de 2004 a 2010, onde participaram do projeto como parceiros, além da Codevasf, as instituições como Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural, Ministério da Agricultura e Associações de Pequenos Agricultores Familiares, foram distribuídas 7.600.000 mudas de caju anão precoce, atendendo a 146 municípios e beneficiando 13.487 agricultores familiares. Todas essas famílias estão cadastradas e com suas terras georeferenciadas e fotografadas para comprovação de qualquer órgão de fiscalização.

Entendemos que a CPI é uma comissão importante na fiscalização da correta aplicação dos recursos nas diferentes instâncias da união, devendo ficar atenta a clareza e veracidade das informações contidas nos convênios, contratos e suas respectivas prestações de contas para a sociedade.

No caso em pauta, a notícia divulgada não atinge esta Associação, pois, em nenhum momento praticamos desvio de finalidade, tendo cumprido rigorosamente os objetivos de nossos convênios e contratos, contemplando os pequenos agricultores familiares do Estado do Piauí, gerando emprego e renda na atividade da cajucultura no campo e nas agroindustrias que se instalam no semi-árido piauiense.

Por fim, sem nenhum constrangimento, como sempre fizemos, nos colocamos à disposição para prestar quaisquer informações aos órgãos de fiscalização e controle, sempre que assim acharem conveniente.

RANILSON Noberto Bezerra da Silva
Diretor Presidente da APSEM

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Portal AZ

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário