Agropecuária retomou níveis de antes da crise

Publicado em 16/12/2010 06:43
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considera que a atividade agropecuária brasileira retomou, em 2010, os níveis observados antes da crise financeira global de 2008. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15), a presidente da instituição, Kátia Abreu, disse que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor atingirá a marca de R$ 792 bilhões, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2009. "Os efeitos da crise financeira internacional fizeram o setor dar um mergulho no ano passado, mas estamos retomando o nível de crescimento em 2010", disse Kátia.

Para 2011, a CNA foi cautelosa e ainda não realizou projeções quanto ao comportamento do PIB para o ano que vem.

A presidente da CNA disse que o desempenho econômico da China será crucial para definir a situação da agropecuária brasileira no próximo ano. Ela argumentou que há previsões de crescimento do PIB da China entre 8% e 9,5%, mas alertou que também há preocupação quanto a movimentos inflacionários naquele país. "Se o crescimento ficar abaixo de 8%, será um sinal de preocupação, pois pode representar queda dos preços das commodities", disse. Segundo Kátia, se a inflação subir muito, as autoridades chinesas poderão ser obrigadas a adotar medidas de contenção fiscal, e isso pode gerar queda no consumo.

Os dados de crescimento do PIB de 2010 levam em conta o acumulado até setembro, que indicam alta de 4%. Para 2011, a CNA prefere não fazer estimativas quanto ao PIB agrícola.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário