Alemanha enfrenta grande contaminação de comida animal

Publicado em 07/01/2011 09:37
Substância tóxica pode passar para ovos e carnes; 1.100 fazendas foram fechadas.
Cerca de 3.000 toneladas de um produto químico usado para enriquecer ração animal foram distribuídas para pelo menos quatro Estados da Alemanha, informou o jornal alemão The Local. Como a comida contaminada continua a se espalhar pelo país, as autoridades estão fechando milhares de fazendas.

Segundo estimativas oficiais, com a mistura a outros ingredientes pode ser que existam de 30 mil a 150 mil toneladas de alimentos tóxicos para as galinhas, suínos e aves na Alemanha.

A injestão da toxina pelos animais pode passar para as carnes e ovos que chegam ao consumidor.

De acordo com The Local, a União Europeia (UE) já pediu um esclarecimentos sobre o acidente. Um total de 136 mil ovos potencialmente contaminados foi entregue na Holanda, disse uma fonte do Ministério da Agricultura alemão nesta quarta-feira (5).

No entanto, um porta-voz da UE informou que nenhuma encomenda foi transportada para outro país membro do bloco.

Governo interdita fazendas

Enquanto isso, 139 fazendas na região norte de Rhine-Westphalia foram fechadas nesta terça-feira (4), além de outras seis fazendas de criação de suínos na Pomerania.

Ao todo, 1.100 propriedades rurais estão interditadas desde que a notícia da contaminação veio à tona, na segunda-feira (3).

A empresa Harles & Jentzsch já admitiu ter sido "descuidada"na elaboração de ração animal a partir de óleos vegetais, criados como subprodutos da fabricação de biocombustíveis.

Dioxina pode causar aborto e até câncer

A substância que gerou a contaminação, dioxina, pode causar aborto e outros problemas de saúde como câncer.

Segundo o ministro da Agricultura, Ilse Aigner, o governo vai discutir com os Estados possíveis mudanças na lei para garantir que a produção de ingredientes para ração animal seja feita separadamente dos produtos industriais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
R7 Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário