Faeal, Banco do Brasil e governo se reúnem nesta terça-feira para discutir restrições ao crédito

Publicado em 11/01/2011 14:22

Para resolver um impasse entre governo do Estado e produtores rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) promove reunião nesta terça-feira (11), com representantes do Banco do Brasil, Instituto do meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Agricultura de Alagoas, às 11 horas, na sede do IMA.

A origem do desentendimento é a legislação ambiental de Alagoas e de uma norma do BB, que a partir deste ano só libera crédito para produtores rural que tiverem licença ambiental. Apesar de legal, a medida inviabiliza, na prática o acesso ao crédito, pelas dificuldades que os produtores tem de conseguir a licença. O IMA também reconhece que tem dificuldades para emitir os documentos, no tempo necessário.

Outra queixa dos produtores é que uma lei publicada no em dezembro de 2010, liberou da licença ambiental apenas os agricultores familiares. Os demais produtores consideram que o correto seria liberar da exigência todos os produtores e não apenas um segmento do meio rural.

No mesmo dia, às 10 horas, acontecerá outra reunião, dessa vez com a Faeal e o Banco do Brasil. Segundo o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, a busca pelo consenso é fundamental. “Queremos uma solução que agrade aos produtores, ao banco e ao meio ambiente. Os produtores não podem ficar sem financiamento”, diz Álvaro.

O presidente da Federação avisa que se os envolvidos não chegarem a um meio termo, os produtores irão apelar para esferas superiores. “Esperamos que o bom senso vença e que tudo se resolva na base do diálogo, mas se nada for resolvido teremos de apelas para outras instâncias”, afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
BCCOM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário