China pode aumentar importações de produtos agrícolas

Publicado em 28/01/2011 11:03 e atualizado em 28/01/2011 14:13
A China está planejando expandir suas importações de commodities agrícolas, renovando os os níveis dos estoques de produtos agrícolas chaves, além de estender os investimentos exteriores no setor. As declarações são do ministro do Comércio,  Chen Deming.

Os comentários do ministro mais são uma reformulação das políticas de prioridades de um setor que é, frequentemente, envolto na retórica do desejo da produção auto-suficiente de Pequim.

"Nós iremos refinar o seguro e o crédito das importações, gerar melhorias técnicas nos negócios e ampliar a manobra para a importações de grãos, algodão e outras commodities, com o objetivo de aliviar a pressão dos estoques", disse Deming.

No ano passado, o aumento dos volumes das importações chinesas de grãos foi o maior já visto, o que sinalizou a forte demanda e também a liquidez, fatores que, segundo os analistas, irão consolidar o caminho para mais importações este ano.

Em relação a 2009, as importações de milho subiram 18 vezes, as trigo 36% e a de soja 29%. Ainda em 2010, as importações de algodão praticamente dobraram e as de açúcar tiveram um acréscimo de 66%.

Esse aumento nas importações visto no ano passado pode ser apenas um sinal do início das vendas que a China pretende realizar com o intuito de aliviar e repor seus estoques de produtos agrícolas. A atitude pode estar aliada  aos leilões realizados pelo governo para liquidar suas reservas domésticas com o objetivo de conter altas inflacionárias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário