Decepção com PIB dos EUA afeta bolsas

Publicado em 28/01/2011 18:25
Os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam em queda, pressionados pelo crescimento levemente menor que o esperado da economia dos EUA no final do ano passado e pelo conflito entre manifestantes e policiais no Egito durante protestos contra o governo do país. Os papéis ligados aos setores de matérias-primas (commodities) tiveram algumas das perdas mais acentuadas da sessão.

No Egito, a polícia utilizou gás lacrimejante, balas de borracha e cassetetes para conter milhares de manifestantes que tomaram as ruas do Cairo para protestar contra o governo. Há aproximadamente uma hora, manifestantes egípcios atearam fogo à sede do partido governista. Nos EUA, o Departamento do Comércio informou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu à taxa anualizada ajustada à inflação de 3,2% no quarto trimestre do ano passado, em estimativa preliminar. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam uma expansão de 3,5%.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 2,43 pontos, ou 0,86%, a 280,45 pontos. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 caiu 83,71 pontos, ou 1,40%, para 5.881,37 pontos. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, perdeu 57,25 pontos, ou 1,41%, para 4.002,32 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra Dax teve queda de 52,78 pontos, ou 0,74%, para 7.102,80 pontos. O IBEX, da Bolsa de Madri, recuou 81,70 pontos, ou 0,75%, para 10.747,00 pontos.

Na semana, todos esses índices acumularam queda, com exceção do Xetra Dax, que subiu 0,57%. O IBEX teve a queda mais acentuada, de 0,76%, seguido pelo CAC 40 (-0,38%), pelo Stoxx 600 (-0,29%) e pelo FTSE 100 (-0,25%).

Entre os papéis de mineradoras, tiveram queda acentuada Vedanta Resources (-4,5%), Anglo American (-3,56%) e Rio Tinto (-3,00%). Também caíram Xstrata (-2,02%) e BHP Billiton (-2,40%).

As ações do setor de energia também fecharam em baixa, sob pressão adicional do balanço da Chevron. A companhia norte-americana anunciou um aumento de 72% no lucro do quarto trimestre na comparação com igual período do ano anterior, mas a receita, de US$ 54,03 bilhões, ficou abaixo do esperado. Na Europa, caíram as ações do BG Group (-4,17%) e Shell (-0,47%).

As montadoras também perderam força após o HSBC afirmar que a recuperação do euro em relação a outras moedas pode ser uma ameaça a essas companhias. Em Frankfurt, a Daimler caiu recuou 1,97% e a MAN 3,1%, enquanto em Paris fecharam em baixa Peugeot (-3,04%) e Renault (-3,32%). A Fiat teve queda de 4,51%.

Em Paris, a Sanofi-Aventis caiu 3,83% depois de divulgar que uma droga experimental para o tratamento do câncer de mama não cumpriu os objetivos que deveria durante um estágio final de testes.

Bolsas de NY acentuam queda com receio com Egito e PIB

Os principais índices do mercado de ações dos EUA acentuaram as perdas, pressionados pelos dados mais fracos que o previsto a respeito da economia do país no quarto trimestre de 2010 e pela continuidade dos conflitos entre manifestantes e policiais no Egito.

A polícia egípcia utilizou gás lacrimejante, balas de borracha e cassetetes para conter milhares de manifestantes que tomaram as ruas do Cairo para protestar contra o governo. "Parece que há alguns pontos de risco surgindo no radar", disse Christian Hviid, estrategista-chefe de mercado da Genworth Financial Asset Management, citando as tensões políticas no Egito e na Tunísia.

Nos EUA, o Departamento do Comércio informou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu à taxa anualizada ajustada à inflação de 3,2% no quarto trimestre do ano passado, em estimativa preliminar. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam uma expansão de 3,5%.

"O número principal de 3,2% não correspondeu às expectativas e está pesando", disse Hviid, da Genworth. Ele acrescentou, porém, que era estimulante ver que os gastos dos consumidores foram um dos principais fatores por trás da expansão do PIB desta vez, visto que em ocasiões anteriores os ganhos foram baseados em processos de recomposição dos estoques industriais.

Em Nova York, por volta das 14h54 (de Brasília), o Dow Jones caía 1,06%, o Nasdaq recuava 2,36% e o S&P 500 cedia 1,39%. As informações são da Dow Jones.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de s. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário