Convênio prevê padronização sanitária na produção de carne e leite em SP

Publicado em 31/01/2011 13:45
Criar um sistema padronizado de boas práticas sanitárias com controle de riscos à saúde bovina, para ser aplicado em unidades rurais produtoras, é o objetivo do convênio assinado no final do ano passado entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), com apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e do Instituto de Zootecnia (IZ).

Para discutir e viabilizar a operacionalização do trabalho, representantes dessas instituições se reuniram em Araçatuba, no dia 24 de janeiro. Participaram o Professor Doutor Iveraldo Dutra, da Unesp – campus Araçatuba, e os médicos veterinários Carlos Pagani Neto e Sidney Ezídio Martins, presidentes das Comissões Técnicas de Bovinocultura de Leite e de Corte, respectivamente. Também compareceram os médicos veterinários que irão compor o grupo de trabalho responsável pelo acompanhamento e cumprimento do projeto: Marianne de Oliveira Silva (CATI), Fabio Tatsuya Mizusaki (CDA) e Leopoldo Andrade Figueiredo (IZ).

O convênio consiste em desenvolver ações específicas voltadas à utilização de boas práticas sanitárias, de acordo com padrões aceitos internacionalmente. Essas ações terão base na legislação existente, em programas oficiais em vigor e na experiência científica, que terão suas diretrizes consolidadas e servirão de indicador para avaliar a propriedade rural, ao mesmo tempo em que orientam os produtores e a comunidade de prestadores de serviços.

“Além disso, o sistema de boas práticas sanitárias será uma ferramenta para realizar atividades de educação sanitária a produtores rurais de todo o Estado. Serão confeccionados manuais, cartazes e outros materiais de divulgação”, explica Marianne.

Sidney Martins destaca que a realização desse convênio no Estado de São Paulo justifica-se pela própria demanda no território paulista. “São Paulo é o maior centro consumidor de carne e leite do país e a produção não está dando conta de atender essa procura. Isso gera muita importação de outros Estados. Com esse guia poderemos melhorar não só a qualidade dos produtos, mas também a quantidade, diminuindo a compra externa”, avalia. “Posteriormente, poderemos até exportar mais, uma vez que a produção vai estar em conformidade com o que é exigido no comércio internacional”.

Para Carlos Pagani Neto, o sistema de boas práticas sanitárias vai contribuir inclusive em relação à segurança alimentar. “A qualidade da proteína animal, seja carne ou leite, é definida na origem e não no rótulo”, diz, explicando que quando há um sistema guiando a produção, a segurança de quem está consumindo o produto aumenta.

Segundo o Professor Iveraldo Dutra, o sistema de boas práticas de sanidade deve trazer uma nova visão sobre a produção de carne e leite no Estado de São Paulo. “Temos que parar de enxergar a proteína animal como produto agrícola, e sim como alimento. Esse conceito todo mundo entende, todos precisam de alimento”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CATI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário