Governo vai criar Secretaria Nacional de Irrigação

Publicado em 07/02/2011 11:15
Um dos objetivos da futura secretaria é o de ampliar a área irrigada do país.
No segundo e último dia da Oficina para Elaboração do Plano Estratégico para a Agricultura Irrigada, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, abriu com entusiasmo os trabalhos, ressaltando a importância da retomada da Política Nacional de Agricultura Irrigada, e das proposições de ações e suas implantações no setor.

– O grande marco da Oficina é a oportunidade de sinalização, transmitida ao Ministro da Integração Nacional pela presidente Dilma Rousseff, em apoiá-lo na criação da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir). Isso indica claramente a prioridade da alçada ao plano político maior – afirmou Paulo Afonso Romano, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais.

Para o Presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Marcelo Borges Lopes, um dos grandes benefícios do fórum de debate será a possibilidade de construir um setor unificado e organizado.

– Sentimos muita falta de sintonia no setor irrigante, dessa forma acabamos espalhando as energias. A decisão da criação da Senir vai ao encontro de um pleito nosso, para que haja um órgão dentro do governo federal que tenha representatividade e peso suficiente para negociar alguns entraves ao nosso crescimento – disse Marcelo Lopes. Um dos objetivos da futura secretaria é o de ampliar a área irrigada do país, que hoje é pequena em relação ao total da produção brasileira.

Além disso, a proposta da Senir é de ser utilizada como um instrumento estratégico de governo para dar respostas a grandes problemas como reduzir a disparidade de rendas, interiorizar o desenvolvimento, reduzir a disparidade regional, assegurar a oferta de alimento durante o ano inteiro sem que se reforce os picos de inflação, e no sentido amplo trazer segurança alimentar.

– Devido à transparência e eficácia do Fórum de Agricultura de Irrigação as pessoas presentes estão acreditando numa grande mudança. Esse fórum de debate foi o ponto de partida dos trabalhos para reduzir a pobreza e disparidade regional da política de governo da Agricultura Irrigada, utilizando como instrumento a Senir – afirmou Paulo Romano.

Os representantes da Agricultura Irrigada participaram de atividades, durante todo o dia, para a construção de uma pauta de trabalho, elaborando Planos de Ação da Agricultura Irrigada para levantar ações futuras a serem utilizadas na Agricultura Irrigada brasileira. As informações são do Ministério da Integração Nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário