Agricultores estão otimistas com as lavouras em Pernambuco

Publicado em 08/04/2011 08:23
Eles participam do programa de produção da Embrapa. São 25 toneladas de sementes beneficiadas por dia.
Em Pernambuco, agricultores que participam do programa de produção de sementes da Embrapa estão otimistas com as lavouras. A época agora é de muito trabalho.

Máquina no campo, sinal de que está na hora de colher. As sementes de milho são separadas das espigas. A roça de Antônio Silva tem três hectares plantados de milho catingueiro, variedade semiárido. Ano passado, o agricultor retirou 200 sacos, cada um vendido a R$ 90. Na primeira safra do ano, ele espera ter um aumento. “A produção é boa e o preço garantido”.

Cerca de 29 agricultores associados ao projeto Bebedouro, zona rural de Petrolina, produzem 300 toneladas de sementes de feijão e milho. Eles participam do programa de beneficiamento da Embrapa.

Os estados da Bahia e Ceará também estão no programa. Os meses de março e abril são os mais movimentados. São 25 toneladas de sementes beneficiadas por dia.

Toda a estrutura foi montada para a seleção dos grãos. A sujeira bruta, como palha e pedra, é separada na pré-limpeza. Em seguida, o que não foi descartado, segue para um processo mais rigoroso capaz de detectar os grãos quebrados. “Ele é todo monitorado desde o plantio, a colheita e o beneficiamento. A semente é analisada em laboratório para garantir que é de qualidade”, contou o agrônomo Rodrigo Ferreira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário