Governo do DF regulariza terras de produtores rurais do estado

Publicado em 08/04/2011 09:50
O governo do Distrito Federal  promoveu, nesta quinta(7), a regularização fundiária das terras pertencentes aos produtores rurais, fornecendo-lhes o título que lhes garante o direito real de uso com opção de compra.

- A regularização fundiária vai garantir segurança jurídica, acesso ao crédito, mais produção, mais produtividade, mais emprego, mais qualidade de vida - garantiu.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)  recordou que a maioria dos produtores rurais não vem tendo acesso ao Fundo do Centro-Oeste (FCO) devido à falta de titulação das terras, problema que a partir de agora estará sanado.

Segundo informações obtidas do governo do DF, a Terracap deverá liberar os 100 primeiros títulos, de acordo com as exigências da lei: moradia de cinco anos no local, terras tituladas ao preço da terra nua e perda do título caso haja mudança na destinação do uso.

Rollemberg recordou a emenda que apresentou à proposta na Câmara dos Deputados, que previa a titulação de direito real de uso. Após aprovação nas duas Casas, o projeto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-se a Lei 12.024/2009.

O senador mencionou ainda o longo período de insegurança jurídica vivido pelos agricultores antes da aprovação da lei, quando o Ministério Público entendeu que a aquisição dessas terras deveria ser feita por licitação, o que beneficiaria pessoas de alta renda, prejudicando os produtores que lá viviam há muito mais tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário