Presidente nacional do GIR leiteiro quer fomentar produção em MT

Publicado em 12/04/2011 08:13
Para divulgar a raça e incentivar a produção de gado Gir Leiteiro em Mato Grosso, em especial, na Baixada Cuiabana, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Silvio Queiroz, esteve na semana passada em Mato Grosso e visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Inclusive, no aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, foi realizado o Leilão Cinco Estrelas, durante a 7ª Expopeq, na Acrimat, onde animais da raça gir leiteiro e girolando (cruzamento do gado gir com o da raça holandesa) foram leiloados.

De acordo com Queiroz, Mato Grosso está numa posição estratégica para o incentivo da pecuária leiteira e propicia o desenvolvimento destas raças a partir da tecnologia de melhoramento genético. “A ABCGIL está empenhada na difusão desta genética porque tem cunho social. O produtor precisa adequar seus custos para poder aferir lucros e com essas raças conseguimos leite com mais qualidade, trazendo renda ao produtor. Gir Leiteiro e girolando sentem bem com a temperatura tropical e são animais com melhor custo benefício”, explica o presidente da Associação.

Segundo ele, há a proposta de fazer uma parceria com núcleos de fazendas colaboradoras para a entrega gratuita de sêmen de gir leiteiro melhorado. “Tem uma função social. Acreditamos não apenas na agricultura ou na pecuária de corte, mas também na pecuária leiteira que emprega muitas pessoas. O gir leiteiro é milagre zootécnico do século XX”.

O primeiro associado da ABCGIL em Mato Grosso é o produtor Getúlio Vivela, que também esteve presente durante a reunião com o deputado José Riva. Para ele, o incentivo a pecuária leiteira na Baixada é viável. Destacou para isso a necessidade do apoio do governo. “Esperamos que o governo nos ajude a desenvolver essa região”.

O presidente da Casa de Leis disse que se trata de um setor que pode crescer bastante em Mato Grosso, afirmando que por um tempo a pecuária ficou relegada. “A vinda do doutor Silvio abriu novas portas para o incentivo à pecuária leiteira. O estado deixou este setor de lado e o momento é oportuno para retomarmos o incentivo da criação de gado de leite”, afirmou Riva. Também participaram da reunião o prefeito de Cuiabá Chico Galindo, o presidente da Câmara da Capital Júlio Pinheiro e o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário