Safra de sorgo em Goiás deve ser menor este ano

Publicado em 28/04/2011 08:11 419 exibições
Quem apostou no sorgo está satisfeito, o preço está compensando. Agricultores preferiram investir no milho, que atravessa bom momento.
Na propriedade que fica em Rio Verde, sudoeste de Goiás, Sílvio Wegener espera colher bem menos sorgo que no ano passado. É que o bom preço do milho fez o agricultor mudar os planos.

Em 2010, a área ocupada pelo milho era de 200 hectares e a de sorgo, 800. Neste ano, o produtor inverteu o planejamento, são 900 hectares de milho e apenas 100 de sorgo.

De acordo com a Faeg, a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, a área ocupada pelo sorgo encolheu 7% em todo o estado. Em Rio Verde, principal produtor do estado, a cultura ocupava 30 mil hectares o ano passado. Nesta safrinha são 20 mil hectares.

Quem continuou apostando na cultura está com boas expectativas. Álvaro César plantou 160 hectares de sorgo, mesma área da safra anterior. O que deixa o agricultor feliz é o preço do grão, que aumentou 60% em relação ao ano passado.

O sorgo está sendo negociado, em Goiás, por R$ 16 a saca. Em 2010, o preço não passava dos R$ 10. Álvaro pretende vender antecipadamente parte da produção e conta que já teve oferta.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário