Paraguai firma-se como grande potência agrícola da América do Sul

Publicado em 27/05/2011 08:53
Crescimento tem a ver com a presença de agricultores brasileiros no país. Um deles até ganhou o apelido de Rei da Soja.
Os paraguaios fazem questão de mostrar que o patriotismo está em alta. Na capital, Assunção, os prédios históricos, acinzentados, estão "coloridos" com bandeiras.

As comemorações pelos 200 anos de independência se espalham pelo país. No campo, a festa este ano é dupla. Além dos festejos pelos 200 anos da independência, o Paraguai também comemora uma safra recorde.

A agricultura paraguaia é variada. Nos campos têm milho, trigo, girassol, canola, mas é a soja que ocupa a maior área.

O país vizinho é o quarto maior exportador mundial de soja, atrás dos Estados Unidos, do Brasil e da Argentina.

Os silos espalhados pelo Paraguai estão cheios de soja, a colheita terminou há pouco mais de dois meses. O governo paraguaio ainda não terminou o levantamento, mas a previsão é que esta seja a maior safra da história com mais de oito milhões de toneladas.

O assessor da Câmara Paraguaia de Exportadores de Grãos, Luis Cubilla, explica que a área de plantio não tem aumentado muito, o que tem feito diferença é o uso da tecnologia em todos os pontos. "Há melhora na qualidade do solo, nos níveis de fertilização, ano a ano, e isso fez com que aumentasse a produtividade nos campos".

E se a riqueza paraguaia dá em grãos com cor de ouro, esse reinado tem dono. De cada 100 quilos de soja produzidos no país, dois pertencem ao senhor Tranquilo Favero, o Rei da Soja do Paraguai.

Favero é um dos 300 mil brasileiros que vivem hoje em solo paraguaio, são os chamados brasiguaios. “Eu sempre pensei: roupa, veículo, sapato, avião, de tudo isso necessitamos, mas podemos sobreviver sem eles. Não deixa de ser um pouco supérfluo, mas a comida não, quem é a pessoa que pode viver sem comida?”

Encontrar agricultores paraguaios é uma tarefa difícil. Juan Alderete é um dos poucos paraguaios que tem terras na região do município de São Alberto, a quase 100 quilômetros da fronteira. Ele planta trigo, soja e cria gado. O produtor tem 60 cabeças e cultiva quase 200 hectares de soja, agora, com milho safrinha. A perspectiva é de uma boa produção para esse ano.

A fertilidade do solo valorizou as terras. Quase não se acha mais para vender. “Está valendo US$ 30 mil por alqueire," conta Juan.

Com mais da metade da produção agrícola do Paraguai nas mãos de brasileiros e descendentes, os conflitos têm sido frequentes no país. Na fronteira com Mato Grosso do Sul, várias famílias foram expulsas das terras e aguardam assentamento no Brasil. Na fronteira com o Paraná, a situação também é tensa.

O ministro da Agricultura do Paraguai, Enzo Cardoso, afirma que o governo tem interferido nos conflitos entre brasiguaios e campesinos, os sem-terra do Paraguai, e dá garantias: "Aquele cidadão paraguaio ou estrangeiro que quer investir no Paraguai deve pagar os impostos, deve ter o título da terra, cumprir com suas condições de contribuintes e ninguém vai lhe incomodar”.

Com a persistência dos paraguaios que não quiseram abandonar o campo e com a coragem dos brasiguaios desbravadores, o Paraguai comemora os 200 anos de independência como uma potência agrícola.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário