Mato Grosso deve antecipar proibição das queimadas

Publicado em 03/06/2011 12:20
Objetivo da medida é diminuir o número de queimadas. Estado foi o que mais registrou focos de calor no primeiro semestre. (no G1)
Mato Grosso deve antecipar o período de proibição das queimadas em 2011, assim como aconteceu no ano passado. Isso porque dados dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já apontam o estado do Centro-Oeste como o que mais queimou nos primeiros seis meses do ano.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, adiantou que vai propor na próxima reunião do Comitê de Gestão do Fogo a antencipação do período proibitivo, que tradicionamente vai de 15 julho e a 15 de setembro. O objetivo da medida é coibir furutos incêndios nos próximos meses queserão marcados por seca.

Só neste primeiro semestre, o estado registrou 5.949 focos de calor. Na ponta do ranking nacional, Mato Grosso aparece seguido por São Paulo (3.309) e Bahia (3.010). E a tendência é aumentar as queimadas no próximo semestre de seca.
No ano passado, também houve a antecipação da proibição. Mas, mesmo assim, foram registrados no estado 254.863 focos de calor, o que fez de Mato Grosso o estado brasileiro que mais ateoufogo em 2010.

O que diz a lei
Quem for pego ateando fogo neste período pode receber multa que varia de acordo com a área atingida - de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta. Além disso, o produtor pode ser detido e responder por crime ambiental. Nesses casos, a detenção pode chegar a quatro anos de prisão, conforme estabelecidona Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Para a plebe o falado aquecimento global acontece por causa do calor das queimadas, do esquentamento do asfalto muito preto, afinal por causa da falta de sombra. Então por que "eles" querem as árvores fazendo sombra lá na Amazônia e no cerrado se o calor é no Rio de Janeiro? Quer saber a verdade? Para o planeta TERRA que tem sua idade calculada em "eras geológicas" que diferença tem entre uma árvore que morre e apodrece e outra que é queimada? Neste caso 50 anos não são nada... Passamos dia e noite queimando carvão mineral, gasolina e óleo diesel MAS eles dão a culpa para as queimadas com fins agricolas utilizadas desde que o homem descobriu o fogo... HIPÓCRITAS!!!

    0