Plano Safra 2011/2012 deve aumentar índices da produtividade na agricultura brasileira, diz Gurgacz

Publicado em 10/06/2011 16:11
Em pronunciamento nesta sexta, dia 10, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou a expectativa de aumento dos índices da produtividade na agricultura brasileira a partir do Plano Safra 2011/2012. O plano é um conjunto de políticas elaboradas anualmente pelo governo para a produção agropecuária.

O parlamentar referiu-se ao debate realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, nessa quinta, dia 9, quando o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, apresentou dados que apontam o aumento gradativo do financiamento concedido a vários setores da agricultura nos últimos 10 anos.

De acordo com Gurgacz, esses dados revelam que somente para agricultura familiar, o financiamento do Plano Safra, que foi de R$ 3,3 bilhões em 2000, chegou a R$ 16 bilhões em 2010/2011. Para este ano, a expectativa é de que cresça ainda mais, conforme dados a serem apresentados brevemente pela presidente Dilma Rousseff.

Gurgacz ressalvou, contudo, que somente a concessão de crédito para o setor agrícola não basta. Em sua avaliação, é preciso levar assistência técnica e propostas de inclusão social para os agricultores mais pobres.

– É preciso que o governo, agricultores, lideranças políticas e sindicais se unam para fazer ajustes no modelo de gestão agrícola, e esse ajuste passa por uma construção de uma política agrícola plurianual – disse o senador.

Ele também defendeu a elaboração de uma política pública de médio e longo prazo voltada para a atividade agropecuária como iniciativa fundamental para o desenvolvimento do país.

Gurgacz lembrou que este tema é recorrente, uma vez que também tramita na Casa a proposta do novo Código Florestal. No seu entender, as duas propostas devem ter aspectos convergentes para o desenvolvimento sustentável.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário