Nova fronteira agrícola do Brasil está no Centro-Nordeste

Publicado em 14/06/2011 13:56
Ministério da Agricultura e Embrapa prevêem aumento de área cultivada e produção na região localizada em áreas limítrofes de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Na próxima década, muitos produtores de grãos vão preferir cultivar suas lavouras na região localizada entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – denominada de Matopiba – devido aos baixos preços de terra. A tendência consta do estudo “Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O estudo prevê aumento anual de 2,2% na produção da região entre 2010 e 2021, correspondente ao crescimento projetado de 13,3 milhões de toneladas de grãos da safra atual para 16,6 milhões de toneladas no início da próxima década. A área plantada de grãos dessa região do Matopiba terá taxa de crescimento anual de 1,5% entre 2011 e 2021, passando de 6,4 milhões de hectares para 7,5 milhões de hectares.

“A região de Matopiba é bastante produtiva. Provavelmente o volume produzido deve ultrapassar as expectativas, alcançando 20 milhões de toneladas de grãos, com uma área de cultivo correspondente a 10 milhões de hectares”, estima o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica, José Gasques, responsável pela apresentação do estudo.

Quanto às projeções de outros estados, o relatório indica que Goiás terá o maior aumento da produção de cana-de-açúcar (42,1%) na próxima década, sobre volume pouco expressivo atualmente. A variação corresponde a 74 milhões de toneladas em 2021, em comparação aos 52 milhões de toneladas produzidas na safra 2010.

São Paulo permanecerá como o maior produtor nacional de cana-de-açúcar, ampliando a produção de 441,8 milhões de toneladas, na safra passada, para 574,4 milhões de toneladas em uma década, um crescimento de 30%. As estimativas referem-se à produção de cana de açúcar para todos os fins, não apenas para a produção de açúcar e álcool. A área de cultivo saltará de 5,2 milhões de hectares para 6,7 milhões hectares.

Mato Grosso responderá pela maior produção de soja grão e de milho do país. Hoje, o estado produz 20,2 milhões de toneladas de soja grão. O volume deve aumentar para 25,7 milhões de toneladas. A estimativa de crescimento é de 27,22%. “A área plantada deve saltar dos atuais 6,6 milhões de hectares para 8,4 milhões de hectares”, calcula Gasques.

Quanto ao milho, a produção do Mato Grosso aumentará de 9 milhões de toneladas na última safra para 12 milhões de toneladas no início da próxima década. A área de cultivo desse grão deve crescer 25%, saltando de 2 milhões de hectares em 2010 para 2,5 milhões de hectares em 2021.

O Rio Grande do Sul deve manter-se como líder na produção de arroz na próxima década. Hoje, o estado responde por 64% da produção nacional do grão, que deverá crescer 23,6% em dez anos. Atualmente, o volume produzido é de 8 milhões de toneladas, com previsão de alcançar os 10 milhões de toneladas nos próximos dez anos.

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário