Missão brasileira busca reverter barreiras comerciais

Publicado em 21/06/2011 09:14
Ampliar o comércio agrícola entre Brasil e União Europeia e reabrir o mercado de carne suína na África do Sul serão as principais metas da viagem.
O diretor de negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Otávio Hermont Cançado, participará de reuniões e eventos ao longo desta semana, na Bélgica e na África do Sul, com o objetivo de reverter barreiras que impedem a venda de produtos agrícolas brasileiros para os consumidores europeus e africanos.

Ontem (20/6), em Bruxelas, Cançado se reúne com representantes da Comissão Europeia de Saúde e Proteção dos Consumidores (DG-SANCO, sigla em inglês) para tratar das exportações de itens de origem animal do Brasil para a União Europeia (UE).

Também está programado um encontro do diretor do ministério da Agricultura com autoridades da Comissão Europeia de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG-AGRI, sigla em inglês). Na reunião, será negociada a alteração dos requisitos da UE para a exportação de carne no contingente da cota Hilton, que determina quantidades específicas para receberem tarifa reduzida de imposto para importação, destinadas aos cortes nobres de carnes. Outro assunto da reunião é a possibilidade de revogação da decisão 61/2008 do Parlamento Europeu. A resolução afeta a capacidade de exportação tanto na quantidade (determinada também pela cota Hilton), como nas vendas regulares para o bloco.

A agenda inclui, ainda, uma audiência na Comissão Europeia de Comércio (DR-TRADE, sigla em inglês) para discutir assuntos diversos relacionados ao agronegócio bilateral.

Acordo União Europeia-Mercosul

A programação segue amanhã, 21 de junho, quando o diretor do Ministério da Agricultura ministrará palestra no evento “Perspectivas de comércio entre o Brasil e a União Europeia no setor agrícola no contexto de um acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia”. Otávio Cançado pretende esclarecer as notícias distorcidas que vêm sendo divulgadas na Europa sobre o Brasil e reivindicar o fim do protecionismo europeu perante os produtos da América do Sul.

O evento, promovido pelo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Bruxelas, será realizado no Parlamento Europeu e vai analisar as perspectivas do comércio agrícola entre o Brasil e a União Europeia. “Vamos levar informações verdadeiras sobre os produtos brasileiros e mostrar que estamos de portas abertas para eles a qualquer momento”, afirma.

África do Sul

No dia 24, o diretor do Ministério da Agricultura estará na África do Sul, onde se reunirá com diretores do Departamento de Agricultura e Pesca. O objetivo do encontro é discutir a reabertura do mercado sul-africano para as exportações de carne suína do Brasil, embargadas desde outubro de 2005. “A África do Sul é o único país que ainda não reabriu o mercado para a carne suína brasileira. Todas as medidas sanitárias solicitadas pelos africanos foram atendidas”, explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário