Conab adquire produtos para doação do Brasil a países carentes

Publicado em 29/06/2011 16:48

A Conab já está providenciando as operações de doação de produtos como arroz, feijão e milho para atender o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), de acordo com a Lei 12.429, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 20.

A medida estabelece limites de doação, até o próximo ano, de até 500 mil toneladas de arroz, 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de milho, 10 mil toneladas de leite em pó e até uma tonelada de sementes de hortaliças para mais de 20 países americanos, asiáticos e africanos.  Os produtos devem ser entregues embalados e aptos para consumo.

Nesta semana, já estão sendo realizados os leilões eletrônicos de venda/compra de arroz e contratação de frete para atender a demanda, conforme divulgado no site da Companhia. Os primeiros países a serem atendidos são o Haiti, a Coréia do Norte, o Sudão, Moçambique e o Zimbábue, conforme definição do PMA, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Conab aguarda o próximo comando de embarque, emitido pelo organismo internacional, que define os países beneficiados em cada etapa.

Segundo a Superintendência de Abastecimento Social (Supab), que coordena a ação na Conab, para o Haiti está previsto o envio de 9.543 toneladas de feijão que devem estar no porto de São Francisco do Sul (foto), em Santa Catarina, até o dia 15 de julho. Outra etapa da entrega – Coréia do Norte (16.500 t de milho), Moçambique (4.050 t de arroz e 297 t de feijão), Sudão (3.530 t de feijão) e Zimbábue (1.550 t de feijão) – prevê a colocação dos produtos, na primeira semana de agosto, nos portos de Rio Grande (RS), Itajaí e São Francisco do Sul (SC). Ainda para o Haiti, estarão dispostas 15 mil t de arroz, a partir de 15 de agosto, no porto catarinense.

O transporte marítimo até o destino final está sendo bancado por países de maior desenvolvimento ou mesmo pelo próprio PMA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário