Regularização fundiária beneficiária pequenos produtores

Publicado em 13/07/2011 08:23
Aprosoja participa da audiência pública a ser realizada no próximo dia 14, em Itanhangá, para debater a regularização fundiária na região da Amazônia Legal. O evento foi requerido pelo deputado federal Neri Geller (PP) na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e contará com representantes dos estados abrangidos pela Amazônia Legal. Segundo informações da Superintendência do INCRA, seriam necessários hoje pelo menos R$ 47 milhões para georreferenciar os assentamentos em MT.

 "Será uma oportunidade de debatermos o futuro algo que afeta diretamente toda a nossa região, pois temos mais de 92 mil famílias assentadas em Mato Grosso, sendo que 68 mil não têm ainda nenhum título das suas terras", afirma o deputado federal. A Subcomissão Especial recebe apoio da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de Itanhangá, para discutir a regularização fundiária nos municípios mato-grossenses.

Na pauta serão discutidos dois novos instrumentos jurídicos a fim de desonerar a regularização fundiária: a demarcação urbanística e a legitimação de posse. Com a demarcação urbanística, o Poder Público poderá delimitar as áreas já ocupadas de forma irregular pela população e desenvolver plano de regularização mais célere. A legitimação de posse gerada a partir da demarcação urbanística, visa facilitar a aquisição de domínio pelos ocupantes, seja pela via administrativa, seja acelerando as ações de usucapião.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara, Gladson Cameli (PP-AC); dos deputados federais Paulo César Quartieiro (DEM-RR); Miriquinho Batista(PT-PA) e  Padre Ton (PT-RO); do diretor de questões fundiárias do Incra em Brasília, Richard Martins; do superintendente Estadual do Incra, Willian Sampaio; do coordenador do Programa Terra Legal em Mato Grosso, Nelson  Borges; presidente da Famato, Rui Prado; do presidente da Aprosoja, Glauber Silveira; do presidente da Fetagri, Adão da Silva; além do presidente da Assembleia Legislativa de MT, José Riva, entre outras autoridades ligadas às questões rurais do estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luiz Prado Rio de Janeiro - RJ

    Esse MMA não consegue fazer o georreferenciamento ou a regularização fundiária de suas unidades de conservação - nem mesmo do mais antigo Parque Nacional, o de Itatiaia! - e fica impondo regras para os outros. São muito cínicos mesmo!

    0