Onda de calor mata 22 e avança para leste dos Estados Unidos

Publicado em 21/07/2011 17:51

Uma onda de calor na região central e sul dos Estados Unidos já matou pelo menos 22 pessoas nesta semana, e os meteorologistas disseram que ela está se dirigindo para leste e pode durar semanas. O Serviço Nacional de Meteorologia disse que 141 milhões de pessoas em mais de metade dos Estados norte-americanos estão sob estado de atenção ou alerta por causa da temperatura elevada. A parte central do país tem sofrido intermitentemente com o calor desde maio. 

Em Wichita, no Kansas, a previsão é de que a temperatura passe dos 38 graus Celsius todos os dias até a próxima terça-feira. "É exaustivo, fisicamente exaustivo", disse Chris Vaccaro, porta-voz do Serviço Meteorológico. 

O clima abafado agora se deslocou para a costa atlântica central. Em Washington, a temperatura já superou os 32 graus Celsius e chegou a 38 graus nestaa quinta-feira. Meteorologistas dizem que a onda de calor pode durar até agosto em grande parte do leste do país. 

Os efeitos cumulativos em termos de mortes, sobrecarga à rede elétrica e danos a estradas e pontes podem superar o que foi visto em 1995, quando centenas de pessoas morreram só na cidade de Chicago, segundo o site AccuWeather.com. 

"No fim das contas, o número de dias com calor e umidade extremos na atual onda de calor pode ser mais significativo e impactar uma área maior", disse Jim Andrews, do AccuWeather. 

Em Wichita, os hospitais já trataram 25 casos de doenças relacionadas ao calor, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Em Des Moines, Iowa, 16 pessoas foram hospitalizadas nesta semana. 

O calor e a umidade afetam também cultivos como o de milho, que está na fase de crescimento, e ameaçam o gado. Até 1.500 cabeças já morreram em Dakota do Sul por causa da onda de calor, e o número deve subir, segundo Dustin Oedekoven, veterinário do governo estadual. 

Em Indianapolis, moradores estão sendo orientados a não regarem seus jardins pelo menos até domingo, para economizar água.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário