Na Veja: Bolsas europeias operam em forte baixa nesta sexta-feira

Publicado em 19/08/2011 09:58
Ásia encerrou dia com perdas acentuadas ante novo temor de recessão global
O temor de uma recessão global derrubou as Bolsas asiáticas novamente nesta sexta-feira. As principais Bolsas do continente encerraram o pregão de hoje em forte queda. Na Coreia do Sul, a retração na Bolsa de Seul foi de 6,22%. Os mercados do Japão e Austrália também apresentaram perdas consideráveis, com recuos de 2,51% e 3,51%.

As principais Bolsas europeiais abriram o pregão desta sexta-feira em queda e já acentuaram as perdas nas primeiras horas de negócio, influenciada pela referência negativa dos mercados asiáticos e de Wall Street. Frankfurt perdia 4%, Madri 2,6%, Paris 3,99% e Londres 3% após uma hora de negociação.

Novamente o setor bancário é um dos mais castigados nas bolsas europeias pelas consequências que poderia ter em sua solvência a crise de endividamento da zona do euro. A Bolsa de Milão suspendeu a cotação dos títulos do banco Unicredit e da montadora Fiat, além da Lottomatica, pela baixa excessiva.

Recessão - O ciclo de quedas nas Bolsas mundiais iniciado na quinta-feira é uma reação ao anúncio do Morgan Stanley, que diminuiu a previsão sobre a expansão da economia global neste ano para 3,9%, de 4,2% anteriormente. O banco de investimentos ainda afirmou que tanto os EUA quanto a zona do euro "estão pairando perigosamente perto da recessão". Já o Goldman Sachs revisou sua projeção sobre o crescimento mundial neste ano para 4,0%, de 4,1% anteriormente.

Com isso, os principais índices do mercado de ações da Europa fecharam em baixa, puxados pelo declínio nos papéis de bancos e de empresas pertencentes aos chamados setores cíclicos - mais sensíveis ao desempenho da economia - em meio a receios com a possibilidade de uma nova recessão nos países desenvolvidos.

Estados Unidos - Nesta quinta-feira, a Bolsa de Nova York encerrou o pregão desta quinta-feira em queda, com os investidores novamente temerosos em relação ao crescimento da economia mundial: o Dow Jones perdeu 3,68% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, recuou 5,22%.

Brasil - No mercado interno, a Bolsa de Valores de São Paulo voltou a registrar fortes perdas na sessão desta quinta-feira, acompanhando o movimento de pânico visto nas bolsas no exterior. Em pouco mais de uma hora de pregão, o índice Bovespa desabou 2,7 mil pontos, superando 5% de perdas. Melhorou um pouco depois, ao menos para segurar os 53 mil pontos. O Ibovespa terminou o dia em baixa de 3,52%, aos 53.134,10 pontos, no pior nível em mais de uma semana (desde os 51.395,29 pontos de 10 de agosto).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário