Agricultores avaliam prejuízos causados pelas enchentes em SC

Publicado em 12/09/2011 08:21 e atualizado em 12/09/2011 16:59
As plantações estão alagadas e safras inteiras ficaram cobertas pela água. Pelo menos 15 municípios do Vale do Itajaí, Santa Catarina, tiveram prejuízos na área rural. Em Itajaí, por exemplo, 80% das plantações foram destruídas. A chuva intensa fez os rios transbordarem, destruindo a fonte de renda das famílias.

A região do Vale do Itajaí pode levar meses para se recuperar desta enchente. Os agricultores, que tinham preparado o solo para o plantio ou que aguardavam a época da colheita, terão que esperar o escoamento da água para reavaliar o solo e pensar em refazer as plantações.

O gado foi retirado a tempo dos locais que alagaram porque a Defesa Civil avisou os pecuaristas com antecedência. Os animais foram levados para lugares mais altos, mas agora, com o pasto coberto de lama, a dificuldade é alimentar os animais.

“Com certeza, esse gado ficará sem as pastagens, que estão cheias de lama. Ele terá de ser tratado, o que acarretará um custo adicional não só na perda de peso como na compra de alimentação verde e concentrada, que será usada para manter os animais vivos até o pasto se recuperar”, diz Carlos Rebelo, secretário de Agricultura de Itajaí.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário