Agricultores avaliam prejuízos causados pelas enchentes em SC

Publicado em 12/09/2011 08:21 e atualizado em 12/09/2011 16:59 566 exibições
As plantações estão alagadas e safras inteiras ficaram cobertas pela água. Pelo menos 15 municípios do Vale do Itajaí, Santa Catarina, tiveram prejuízos na área rural. Em Itajaí, por exemplo, 80% das plantações foram destruídas. A chuva intensa fez os rios transbordarem, destruindo a fonte de renda das famílias.

A região do Vale do Itajaí pode levar meses para se recuperar desta enchente. Os agricultores, que tinham preparado o solo para o plantio ou que aguardavam a época da colheita, terão que esperar o escoamento da água para reavaliar o solo e pensar em refazer as plantações.

O gado foi retirado a tempo dos locais que alagaram porque a Defesa Civil avisou os pecuaristas com antecedência. Os animais foram levados para lugares mais altos, mas agora, com o pasto coberto de lama, a dificuldade é alimentar os animais.

“Com certeza, esse gado ficará sem as pastagens, que estão cheias de lama. Ele terá de ser tratado, o que acarretará um custo adicional não só na perda de peso como na compra de alimentação verde e concentrada, que será usada para manter os animais vivos até o pasto se recuperar”, diz Carlos Rebelo, secretário de Agricultura de Itajaí.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário