Mais um fim de semana sem chuvas para o Brasil central e Centro-Oeste

Publicado em 16/09/2011 18:57 e atualizado em 17/09/2011 10:00
Umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no Centro-Oeste, com temperaturas máximas de 40°C

O Aviso Especial n° 316 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%), neste fim de semana, no Distrito Federal, Mato Grosso (exceto o sul e o sudoeste), Goiás; norte e noroeste de Minas Gerais; Tocantins; centro e oeste da Bahia, centro e sul do Piauí e do Maranhão.


No Centro-Oeste, o céu fica claro a parcialmente nublado com névoa seca no Distrito Federal e Goiás. Ocorrem pancadas de chuva isoladas no sul e sudoeste do Mato Grosso, oeste e sul do Mato Grosso do Sul. No Norte, apenas no Tocantins está prevista névoa seca. Chove no norte e sudoeste do Amazonas, com pancadas de chuvas isoladas em Roraima e oeste do Pará.


A meteorologia prevê temperaturas máximas de 38°C no Nordeste. Estão previstas chuvas esparsas em Alagoas, Sergipe, leste dos estados da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia, com possibilidade de chuvas isoladas no leste do Rio Grande do Norte.

O tempo fica encoberto a nublado com chuviscos isolados no Espírito Santo, Zona da Mata, leste e nordeste de Minas Gerais e possibilidade no sul de São Paulo. Uma névoa úmida atinge o Rio de Janeiro.


No Sul, as temperaturas ficam estáveis, mas as chuvas estão previstas para grande parte da região. Chove com trovoadas e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul e oeste e meio oeste de Santa Catarina.


Domingo


Uma frente fria passa pelo Sul do país neste domingo, 18 de setembro, o que favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, o dia terá muitas nuvens. Na região Sudeste, o predomínio é de sol com névoa úmida, ao amanhecer, no litoral.


Na região central, a massa de ar quente e seca se intensificará, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar e de temperaturas elevadas. No Mato Grosso, as temperaturas máximas ficarão em torno dos 40°C. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% no Tocantins; Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás; centro e oeste da Bahia e no sul dos estados do Maranhão e Piauí.


Tempo nublado e chuva a qualquer hora do dia é a previsão para o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte. Áreas de instabilidade favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva em Roraima, Amapá, Amazonas, Acre e norte de Rondônia.


Segunda


A formação de novas áreas de instabilidade atingirá os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva forte em áreas isoladas nesses estados, nesta segunda-feira, 19 de setembro.


No Sudeste, o Inmet prevê predomínio de sol com poucas nuvens, com névoa úmida ao amanhecer no leste de Minas Gerais e de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No Nordeste, áreas de instabilidade favorecerão a ocorrência chuvas em todo o litoral. No Norte, há previsão de pancadas de chuvas isoladas no norte e oeste do Amazonas, Amapá, Roraima e Acre.


Na região central do país, a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% devido à presença de uma massa de ar quente e seco. (Da Redação, com informações do Inmet).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário