Conab realiza leilões de sisal, milho e café

Publicado em 21/09/2011 11:55
Além dos grãos, a estatal vai oferecer contratos de opção de arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta semana leilões para a comercialização de cerca de 110 mil toneladas (t) de milho; mais de 3 mil t de sisal; 3 mil t de café e mais de 4 mil contratos de opção de arroz em casca. Os grãos negociados são provenientes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte. Os contratos de opção oferecidos são dos três estados da região Sul.

Na quinta-feira, 22 de setembro, serão realizados dois leilões (avisos 378 e 379) para a venda de 109 mil t de milho de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Os interessados devem ser cooperativas e/ou produtores de aves, suínos, bovinos (de leite e de corte), indústrias de insumo para ração animal ou alimentação humana à base do grão.

Em seguida, conforme aviso 380, será realizado um leilão de Prêmio de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 3 mil toneladas de sisal, da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. Também serão oferecidos 4.186 contratos de opção de arroz em casca, dos três estados da região Sul. A maior parte dos títulos, cerca de 3.900 mil, é do Rio Grande do Sul. Detalhes da operação podem ser acessados no aviso 381.

Na sexta-feira, 23 de setembro, serão realizados dois leilões para comercialização de 3 mil t de café. O primeiro, referente ao aviso 382, vai ofertar 2 mil t de café proveniente dos estoques da Funcafé em Minas Gerais. Já o aviso 383 será para comercialização de 96 t de café provenientes do estado de São Paulo.

Saiba Mais:

Contrato de Opção de Venda Pública de Produtos Agrícolas: É um contrato negociado pelo governo que permite ao produtor ou cooperativas vender a sua produção para os estoques públicos, em data futura, por um preço previamente fixado. Esse instrumento assegura ao seu detentor o direito de entregar ao governo a quantidade de produto vinculada à operação no seu vencimento, desde que respeitadas as especificações definidas no contrato. Funciona como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP): O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.

Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé): Fundo administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com recursos destinados ao financiamento do custeio, colheita, estocagem e comercialização de café. Os recursos também são direcionados a linhas especiais, à promoção do café brasileiro n os mercados interno e externo e para apoiar eventos do setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luiz Carlos Sobrinho Aparecida de Goiãnia - GO

    Bom Dia, na verdade este leilão de milho é uma vergonha , porque o leilão disponibiliza grande quantidade de milho em poucos lotes.

    - e 4 deles ja foi cancelado de um unico armazém em Acreuna/ GO.

    - Os tecnicos da Conab responsaveis pelo leilão é de uma incompetencia inclivel .

    - E o que é pior, não sabemos porque estes lotes foi cancelado, vai benificiar a quem, e qual foi o funcionacio da conab que autorizou o cancelamento e porque ?

    - Cadé o Ministério Público, para verificar está situação.

    SDS

    Adj

    0