Fiscais intensificam fiscalização contra uso de agrotóxicos ilegais
“Estamos visitando as propriedades e verificando se os produtos em estoque são registrados para uso em Mato Grosso e se a recomendação do técnico responsável está de acordo com o que está em uso”, explica Júlio César de Lima, fiscal do Ministério da Agricultura.
Na propriedade na região de Campo Verde os fiscais encontraram embalagens sem rótulo, uma forma de tentar enganar a fiscalização. O proprietário será autuado e poderá responder pelo crime de contrabando. A Polícia Federal foi chamada, mas o dono da fazenda não apareceu.
Segundo o MAPA, existe uma rota da venda ilegal de agrotóxicos. A maioria dos produtos é de origem chinesa, de onde são enviados para o Paraguai, Bolívia ou Uruguai. Por terra ou de avião, os contrabandistas conseguem cruzar as fronteiras do Brasil e os agricultores de Mato Grosso são os principais compradores.
Durante os quatro dias de operação, foram apreendidas 32 toneladas de agrotóxicos irregulares e 765 quilos de produtos contrabandeados. Quatro pessoas foram detidas.
0 comentário
Panorama dos incêndios: contextualização dos focos de fogo no país | Ouça o Agro CNA/Senar #139
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | USDA morno para grãos e café fervendo
No G20 Agro, Fávaro anuncia acesso a financiamentos para produtores afetados por queimadas com apoio do RenovAgro
Aumento das queimadas leva ruralistas e governo a defenderem maior punição à prática ilegal
Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,2% e vê inflação mais alta
Top Farmers :Transição energética, crise climática e segurança alimentar criam oportunidades num cenário de incertezas